Peregrinação de bicicleta de Torres Vedras até Fátima
O dia começou com buzzer do despertador, era 5 da manhã do dia 27 de setembro de 2014. Dia marcado para realizar a 3º peregrinação ao Santuário de Fátima organizada pelo Clube Amigos do Pedal.
A logística estava toda pronta, faltava só preparar os termos para o café quente e ir buscar o quente, pão com chouriço.
Os atletas estão habituados a reforços alimentares durante o passeio e este ano havia dois abastecimentos e 110Km pela frente. Tal como marcado o grupo de BTT arrancava uma hora mais cedo, para permitir chegar ao mesmo tempo que os restantes participantes de estrada. As previsões do tempo não eram animadoras, com alertas laranjas, mas às 6 horas da manhã uma estranha acalmia com céu quase limpo e sem brisa, convidada os aventureiras a pedalar.
Depois do primeiro grupo arrancar, chegou a altura dos estradistas.
Num ritmo constante e em grupo, ao fim de 2 horas chegaram à primeira pausa, para abastecimento e pequeno almoço, nas Caldas da Rainha. O céu continuava estranhamente azul, mas ouvia-se trovejar ao longe. Muitos estavam receosos com a procura de impermeáveis.
Mas um café quente, bolo de canela e maçã, salame e arroz doce para dar energia para a 2ª parte, dava outro alento ao grupo. Este ano para variar, optou-se por fazer o percurso pela costa, passando junto a S.Martinho do Porto e Nazaré, com uma curta passagem pelo pinhal de Leiria.
Para a reta final, os ciclistas, tinham pela frente a grande subida para o planalto de Fátima e para reforçar, foi feito o 2º abastecimento em Aljubarrota. Neste havia “sumo de cevada”, sumos de fruta, pão com chouriço, bolo de leite condensado, gel energético e o Bolo Rei de chocolate do Trigo Dourado. São todos homens e mulheres de substancia, que desta maneira conseguiram sem percalços, chegar ao Santuário de Fátima.
Em Fátima já estavam as famílias, que foram no autocarro fretado pelo Clube para trazer todos de volta a casa.
Tal como planeado e com uma grande determinação, também chegaram os participantes da vertente de BTT. Felizes por terem cumprido o objetivo sem nenhum problema. Depois das tradicionais fotografias, chegou tempo de arrumar as bicicletas e almoçar em convívio com os amigos e familiares.
No final houve tempo de agradecer a todos e oferecer aos participantes uma garrafa de Vinho de Lisboa e um Certificado de participação no evento.
Texto e foto: Rui Candido