PESCA DESPORTIVA, PORTUGAL É CAMPEÃO MUNDIAL

Portugal Campeão do Mundo em duplas- Foto: Federação Portuguesa de Pesca Desportiva
A Seleção Nacional de Pesca Desportiva brilhou no 7.º Campeonato do Mundo de Duplas – Fundo | Mar, conquistando o título de Campeã do Mundo da modalidade, individual e coletivamente.
Decorreu na Baia Domizia em Itália o 7.º Campeonato do Mundo de Pesca em Duplas – Fundo Mar onde esteve presente a seleção nacional.
Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt
Francisco Pinto e Miguel Guimarães levam Portugal a ser Campeões do Mundo em duplas de mar
A dupla Francisco Pinto e Miguel Guimarães esteve em destaque ao garantir também o título mundial na competição individual, reforçando a supremacia portuguesa no evento.
“Este título mundial representa o culminar de muito trabalho, dedicação e sacrifício.
A nível pessoal, é a concretização de um objetivo pelo qual lutei desde que entrei para a modalidade.
A médio prazo, este feito traz uma motivação extra para continuar a evoluir e competir ao mais alto nível, elevando o nome de Portugal nas competições internacionais.
A longo prazo, espero que esta conquista ajude a dar mais visibilidade à pesca desportiva, uma modalidade que infelizmente tem vindo a envelhecer, com cada vez menos jovens a interessarem-se por ela.
É essencial criar condições para atrair novas gerações, garantindo a continuidade e evolução do desporto em Portugal.
Que este título sirva de inspiração para demonstrar que a pesca desportiva é uma disciplina emocionante e repleta de desafios.
Mas também capaz de proporcionar grandes conquistas a quem nela investe.
Importa também destacar que somos dois atletas do CPND Albufeira.
Um clube que nos apoiou incondicionalmente e cujo suporte foi fundamental para alcançarmos este título.
De salientar ainda o papel essencial dos nossos colegas da seleção:
João Pacheco, Eduardo Pacheco, Diogo Martins e António Reis, bem como do nosso capitão António Pais, que, com as suas excelentes prestações, permitiram-nos alcançar não só o título coletivo, como também o individual.
O espírito de equipa e a entreajuda foram determinantes para este sucesso, e esta vitória é de todos nós!” declararam Francisco Pinto e Miguel Guimarães.
A seleção nacional de pesca desportiva alcançou também o título coletivo de Campeões do Mundo
Além dos campeões individuais, Portugal contou ainda com prestações de grande nível:
com Eduardo Pacheco e João Pacheco a terminarem na 6.ª posição e António Milheirão e Diogo Martins a fecharem a competição no 13.º lugar.
Com este triunfo, a Seleção Nacional reafirma-se como uma potência na pesca desportiva, consolidando o seu estatuto entre as melhores do mundo.
Relembrando que os últimos títulos obtidos por atletas portugueses foram de campeões do Mundo de Masters no México, e Fernando Encarnação Campeão do Mundo de Masters no Chipre.
Carlos Alberto Batista felicita representantes Lusos
Segundo Carlos Alberto Batista, Presidente da Federação Portuguesa Desportiva:
“Começamos bem 2025 com os títulos de Campeões do Mundo de Duplas a nível individual Francisco Pinto e Miguel Guimarães.
Mas também de Campeões do Mundo por Nações com a equipa: Francisco Pinto e Miguel Guimarães, Eduardo Pacheco e João Pacheco, António Reis e Diogo Martins e o capitão de equipa António Pais.
A todos felicitamos pela sua dedicação, empenho e profissionalismo para a conquista destes resultados.“