PICHARDO E BENFICA, LITIGIO COM SOLUÇÃO À VISTA?

Pichardo

Pedro Pichardo - Foto: FPA / Sportmedia

O litígio entre Pedro Pablo Pichardo e o Sport Lisboa e Benfica avança esta semana com audiências no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).

Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt

TAD ouve Pichardo e Benfica esta semana em processo por rescisão contratual

As sessões estão marcadas para terça-feira e quarta-feira, ambas com início às 09h30, segundo fonte ligada ao processo.

Na terça-feira será ouvido o atleta luso-cubano, de 32 anos.

Uma sessão com duração prevista de cerca de quatro horas, dedicada à apresentação da sua versão dos factos e respetivas provas.

Na quarta-feira, à mesma hora, caberá ao Benfica apresentar a sua defesa.

As alegações finais estão agendadas para 18 de fevereiro.

O processo foi interposto por Pichardo, campeão olímpico do triplo salto em Tóquio 2020.

Pedro Pablo Pichardo solicita o reconhecimento de justa causa para a rescisão unilateral do contrato e o pagamento de uma indemnização.

A ação deu entrada a 12 de março de 2025, após o atleta ter cessado a ligação ao clube.

No currículo, Pichardo soma ainda:

uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, títulos mundiais em Oregon 2022 e Tóquio 2025, além do título europeu conquistado em Munique 2022.

Pedro Pablo Pichardo representou o Benfica entre 26 de abril de 2017 e 13 de janeiro de 2025.

Pedro Pichardo – Foto: FPA / Sportmedia

“divergências irreconciliáveis” levaram à rutura entre as partes

Para justificar a saída, invoca “divergências irreconciliáveis”, apesar de o contrato ser válido até ao final dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

O atleta reclama uma compensação de 1,1 milhões de euros, alegando falta de assistência médica adequada e dificuldades no acesso ao seguro de saúde.

Em resposta, o Benfica apresentou um pedido de indemnização de dois milhões de euros.

Acusa Pichardo de incumprimento contratual, danos reputacionais e prejuízos desportivos para a “imagem da maior instituição do país”.

O clube tinha já instaurado um processo disciplinar ao atleta no início do ano passado, com vista ao seu despedimento.

Em comunicado, o Benfica informou que Pichardo foi notificado a 3 de janeiro de 2025, apontando como fundamentos a ausência a exames médicos agendados após os Jogos Olímpicos.

Mas também a recusa em inscrever-se na plataforma de atletas do clube, apesar de sucessivos pedidos.

Parceiros

Deixe um comentário