Pirenéus Atlânticos, Antoine Launay (DKC) prepara-se

Pirenéus

Preocupado com a pandemia, mas com as garantias (esperemos que se concretizem) de que os Jogos Olímpicos se vão realizar, Antoine Manuel Launay, atleta do clube vianense Darque Kayak Clube que representará Portugal na maior competição do universo estagia na pista de Pau, França, nos Pirenéus Atlânticos.

Antoine está a recuperar bem da paragem forçada do primeiro confinamento e a focar-se exclusivamente para a competição, com boas performances de treino.

Falta neste momento a competição, inclusive em Portugal, pois o Campeonato Nacional de 2021 foi adiado, em virtude da fase de confinamento que estamos a viver.

Texto: Darque Kayak Clube
Fotos: Cedidas pelo Antoine Launay

Antoine Launay prepara-se nos Pirenéus Atlânticos para os Jogos Olímpicos

O frio em Pau também é um obstáculo, mas a pandemia não tem permitido grandes viagens de preparação para outras pistas.

Pirenéus
Péri Guerreiro e Antoine Launay

Péri Guerreiro, selecionador nacional português tem acompanhado e treinado incessantemente e em exclusivo o atleta que, segundo se espera, levará a alma vianense aos Jogos Olímpicos.

“Vou tentar a medalha”

Nos Pirenéus Atlânticos, Antoine Launay declarou-nos que “Vou tentar a medalha, não que o sucesso minha participação dependa disso, pois tenho a consciência de que é extraordinariamente difícil e o slalom a este nível basta uma desatenção e acaba-se tudo”.

Mas pelo facto de aquando do seu apuramento, ter sido o quarto por países. Ora sabemos que só pode participar um por país e sendo o quarto pode perfeitamente aspirar e sonhar com o pódio.

O Antoine acrescentou que “tenho lutado muito para manter elevados índices de motivação, em virtude da pandemia, que tem perturbado os treinos desde o primeiro confinamento”.

Recorde-se que o Antoine parou um mês confinado e os seus adversários de leste continuaram a treinar, situação que se refletiu nas ultimas provas.

Quanto ao estágio “referiu que tem recuperado bem a forma e que apesar do frio, as coisas tem corrido bastante bem”.

Na pista também estão em treino atletas de selecções nacionais de outros países.

Pirenéus

A preparação de Antoine tem sido financiada pelo Comité Olímpico Português, pela Federação Portuguesa de Canoagem, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pelo Darque Kayak Clube.

Em boa hora são todos os contributos para que a sua preparação se faça ao mais alto nível, sendo acompanhado a nível de nutrição, cuidados médicos e treino o que dará dignidade à participação do Antoine Manuel nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Antoine Launay é o único atleta de k1 slalom que vai representar Portugal nestes Jogos.

Parceiros

Deixe uma resposta