Pódio feminino do Campeonato Mundial na Transvulcania

As três primeiras no Campeonato do Mundo
O pódio feminino do Campeonato Mundial de Ultra-Trail estará presente na Transvulcania.
Três atletas de elite na Transvulcania
A holandesa Ragna Debats, juntamente com Caroline Chaverot e Azara García, já confirmaram, há semanas atrás, a sua participação na competição La Palma.
A Ultra Maratona de Transvulcania Naviera Armas 2017 estará recheada de estrelas para esta nona edição.
O principal evento da competição La Palma contará com a presença de todo o pódio feminino do Campeonato Mundial de Ultra-Trail – que se realizou em Portugal no ano passado- como os candidatos mais fortes para a vitória. Ragna Debats foi a última a confirmar sua presença na ilha do próximo dia 13 de maio, juntamente com Caroline Chaverot e Azara García.
A Conselheiro da Juventude e do Desporto do Concelho da Ilha La Palma, Ascensión Rodríguez, assinalou que “a previsão para o primeiro lugar nas quatro modalidades permanece desconhecida para esta edição, considerando o alto nível dos favoritos que confirmaram a sua presença na Transvulcania.” Para além disso, lembrou que este ano a Ultra terá 2.000 participantes pela primeira vez “algo que vai trazer ainda um maior espetáculo para todos os fãs e espectadores desta distância.”

Ragna Debats a ultima a confirmar a sua presença
A atleta holandesa Ragna Debats, que vive em Terrasa, obteve em 2016, a sua primeira vitória na Taça de Espanha de Mountain, à frente de Noemi Delgado e Eva Bernatnem, sem ter que esperar pela última das seis corridas do circuito para confirmar sua vitória, um feito que deu maior impacto internacional à sua vitória.
Nesse mesmo ano, ela ganhou o campeonato mundial de raquetes de neve nos pontos atrativos de Saranac Lake (New York), superando alguns problemas de saúde que ela sofreu na época. Esta competição consistiu em 10 quilómetros e nada menos que 266 participantes cruzaram a linha de chegada.
Nova luta entre as três medalhadas no Mundial
A Transvulcania será o cenário para uma nova luta entre Caroline Chaverot, Azara García e Ragna Debats, como aconteceu nos últimos Campeonatos do Mundo de Trail, celebrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês (Portugal).
Neste evento esportivo de 85 quilómetros e um ganho de elevação acumulada de 5.000 metros, Chaverot obteve a vitória com um tempo de 9 horas e 40 minutos, seguido de perto por García e Debats, que vieram apenas três minutos depois.