POIARES TRAIL, UM HINO AO TRAIL!

A secção de Atletismo da Associação Recreativa de S. Miguel – Vila Nova de Poiares organizou a nona edição do Poiares Trail. OPraticante.pt teve o privilégio de ser média partner do evento.

No dia 11 de Fevereiro tivemos o PT Kids Maxivisãocom cerca de 150 crianças a terem oportunidade de mostrarem o seu valor, e acima de tudo, praticarem desporto.

Já no dia 12 de Fevereiro decorreu o PT35K Alves Bandeira(±35km,1800mD+, a contar para o Circuito Nacional de Trail da ATRP e Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra –Longo), o PT20K Atualmed(± 20km,980mD+, integrando o Circuito Nacional Sprint da ATRP) e o PT12K Farmácia Santo André(±12km,400m D+, que integra o Circuito Nacional Jovem da ATRP). O percurso da caminhada foi coincidente com o PT12K Farmácia Santo André. Contou com a participação de mais de 1000 atletas.

Tudo fantástico, pelos trilhos fora

A partida dos 35Km foi dado na Associação Recreativa de S. Miguel a cerca de 2km da meta (havia autocarro para o transfer dos atletas).

Com o aproximar da hora começamos a sentir aquela “multidão” de atletas junta à partida, o ambiente proporcionado pelo speaker Hugo Água e pela organização, tudo fantástico.. e super ansioso para entrar nos trilhos.

Já nos trilhos, após cerca de 500m em asfalto, começávamos a subir. Pelo gráfico pode não parecer (pelo menos não tinha essa ideia) mas este início foi bastante exigente com várias variações de ritmo e de terreno.

Com vários atletas bem conhecidos do Trail, e com um pequeno engano à mistura (por culpa nossa, pois estava tudo muito bem marcado) a frente da corrida foi bastante ativa nesta fase inicial.

Do Rio ao Posto de Vigia – “A Maldita”

Com cerca de 16km de prova, seguimospela margem da ribeira de poiares na companhia dos atletas da distância dos 20km e de “outros seres”, como o famoso crocodilo.

Zona muito bonita, em single-track, sempre a acompanhar o curso de água até este (e nós) desaguar no rio Mondego e aí, aproveitando a falta de desnível impor um bom ritmo até ao Parque de Lordelo onde estava instalado um abastecimento.

Com quase 20km, e antes de iniciar ao km 25 a subida “A Maldita” até ao Posto de Vigia, os atletas dos 35km tinham ainda uma grande parede pela frente. Só pensava como ainda iria sobrar forças para a derradeira parede.

De volta ao rio e de volta à companhia dos atletas dos 20km, juntos pouco a pouco, com paragens pelo meio, com paus nas mãos, com palavras de ânimo, conseguimos chegar ao Posto de Vigia. Que sensação de “vitória”!

Quase que parecia que estava a chegar à meta, pois apesar de ainda faltar uns quilómetros, a partir daqui seria praticamente sempre a descer. As pernas quase que rejuvenesceram, a meta não tardou a aparecer e.. festejar mais um desafio alcançado!

A organização do Poiares Trail

Parabéns à organização, a todos aqueles que contribuíram para a concretização da prova com esta magnitude. Tudo muito bem idealizado, organizado e executado!

Muitos voluntários, quer no apoio geral aos atletas, quer na ajuda sinalização percurso, abastecimentos e travessias de estrada. Sentimos e ficamos gratos pelo apoio/envolvência da comunidade, em Vila Nova de Poiares.

A nível dos percursos, em particular nos 35km (distância por mim realizada), passamos por locais fantásticos, trilhos para todos os gostos, uns mais técnicos outros mais rolantes.

Uma palavra de agradecimento também para os fotógrafos que se associaram em força ao evento e que brindaram todos os participantes com excelentes registos desta aventura.

A equipa de OPraticante.pt

OPraticante.pt esteve representado na distância de 35 km por Pedro Garrido que obteve o 3º Geral/2º M35 enquanto nos 20 km esteve representado por João Garrido – 54º Geral/14º M40.

Já nos 12 km contou com a participação de Ana Mafalda Pereira – 66º Geral/11º FSenior e de Marta Carmo – 71º geral/13º F40.

Parceiros