ALMOUROL, FESTA DO TRAIL PELO RIBATEJO

Foto: João Lopes - Photography
Este domingo 26 de Fevereiro, dia em que faltava exatamente um mês para a realização da XII edição dos Trilhos do Almourol, o CLAC Entroncamento equipa organizadora do evento, organizou um treino convívio.
Convidou elementos de equipas da região, a maior parte delas integrantes do CTR – Circuito de Trail do Ribatejo, com o intuito de divulgar o evento e dar a conhecer parte do percurso por onde irão passar os participantes do Ultra Trail K60 e do Trail Longo K40 no dia 26 de Março, data em que se realiza o evento.
A organização conta com a vossa presença a 26 de Março de 2023.
As inscrições estão a decorrer até ao próximo dia 12 de Março.
Leia também
ALMOUROL À VISTA PROPÕE MAGNÍFICOS TRILHOS
Página do Trail Running Almourol à Vista
Site oficial da organização
Treino convívio para desfrutar dos novos Trilhos do Almourol
Responderam positivamente ao convite elementos representantes das equipas Caracol Trail Team, Águias de Alpiarça, Casa do Benfica de Abrantes, RX Runners, Fátima Trail Team, 20Kms Almeirim, Ourém Viva, Chamusca Trail/Running, Trilhos do Nabāo, Pegasus OCR ProTeam, Clube Ogma e obviamente do CLAC Entroncamento/Trilhos do Almourol.
Num ambiente muito descontraído e “sem pressas” foi muito divertido e enriquecedor percorrer os cerca de 20Kms que separam o pavilhão da Associação Cultural e Recreativa da Linhaceira – local onde será dada a partida dos K40 para além de ser local de abastecimento dos K60 – e o Castelo de Almourol, especialmente por se poder ter o privilégio de ouvir histórias partilhadas com o grupo por parte de dois dos mais experientes e conhecidos praticantes de Trail a nível Nacional, o Luiz Mota e o Aníbal Godinho.
Houve paragens para fotos, e para reagrupar o grupo de cerca de 30 elementos que participaram nesta iniciativa.
Esta foi a oportunidade de mostrar alguns dos novos trilhos criados propositadamente para esta edição da prova, para além de todos os outros magníficos trilhos que serpenteiam ao longo dos rios Nabão, Zêzere e Tejo.
Trilhos mantidos ao longo de todo o ano por grupos e associações da região, nomeadamente a Associação Cultural e Recreativa da Linhaceira, os Trilhos dos Templários, o Centro Cultural e Desportivo Limeirense, o GCB – Grupo Cicloturismo Barquinhense, o Município de Vila Nova da Barquinha e o CLAC Entroncamento/Trilhos do Almourol.
Percurso bonito e desafiante
Foi de opinião geral dos participantes que o percurso é muito bonito e desafiante, não pela sua altimetria, mas sim pela tecnicidade do mesmo e pelo facto de existir um sobe e desce constante, enquanto se tem que “fintar” as árvores ao longo do percurso.
No final, e após um merecido banho nas instalações desportivas do complexo desportivo do Bonito (Entroncamento), que a Câmara Municipal do Entroncamento cedeu, houve lugar a um almoço convívio oferecido pelo CLAC Entroncamento e pelo “Restaurante o Árbitro”, oportunidade mais uma vez para que se falasse muito de Trail, desporto que une todos os participantes.
O objetivo da iniciativa foi atingido e a organização espera que possa ajudar a mostrar ainda mais que os Trilhos do Almourol são de facto “A Festa do Trail por Terras do Ribatejo”.