Pombal recebe Campeonatos de Provas Combinadas

Pombal

A pista do Expocentro em Pombal recebe este fim-de-semana a edição 2021 dos Campeonatos de Portugal e dos Campeonatos Nacionais de Esperanças de Provas Combinadas em pista coberta.

Texto: Federação Portuguesa de Atletismo

Visualize também Campeonatos de Portugal realizam-se à 110 anos

Expocentro em Pombal recebe Campeonatos Nacionais

Os Campeonatos de Portugal estrearam-se em 1993, com triunfos de Mário Aníbal, no heptatlo, e Sónia Carvalho, no pentatlo.

O então benfiquista ainda viria a triunfar em mais cinco ocasiões (seis triunfos no total), apenas ultrapassado pelos sete títulos de Tiago Marto (seis deles consecutivos).

Mário Aníbal – Foto da página do atleta

O recordista dos Campeonatos (que também é recordista de Portugal), Samuel Remédios soma quatro títulos, o último deles conquistado em 2018.

Nos últimos dois anos, o jovem (ainda sub23) Manuel Dias (União de Tomar) sagrou-se, simultaneamente, campeão de Portugal e de esperanças, com a nota de, no último ano, ter vencido por dois pontos (5450 pontos, contra 5448 de Edgar Campre).

O heptatlo decorre em dois dias, com as provas de 60 metros, salto em comprimento, lançamento do peso e salto em altura no primeiro dia, finalizando o segundo dia com os 60 metros barreiras, o salto com vara e os 1 000 metros.

No que respeita ao pentatlo, apenas num único dia (neste caso, no domingo), as atletas enfrentam os 60 metros barreiras, o salto em altura, o lançamento do peso, o salto em comprimento e os 800 metros.

Sónia Machado, a pioneira das campeãs, então no CIPA, somando cinco títulos nacionais.

Depois dela, Sofia Pires somou quatro títulos e, no geral, nenhuma outra atleta venceu mais que duas vezes, entre elas uma das inscritas na presente edição, Marisa Vaz de Carvalho, campeã em 2017 (quando ainda era atleta junior) e em 2019.

Entre as inscritas, está a campeã de Portugal do ano passado, Jennifer Gomes, e a campeã de Esperanças, Inês Pires.

A recordista de Portugal nesta prova é Naide Gomes (4759 pontos), enquanto a recordista dos campeonatos (e da pista em Pombal) é Lecabela Quaresma.

Pombal

Como acompanhar os Campeonatos de Provas Combinadas

A Associação Distrital de Atletismo de Leiria está a preparar a transmissão em “live streaming” das provas de preparação de sábado, na sua página de Facebook.

As listas de participação e de resultados ao vivo poderão ser acompanhadas através da plataforma FPA Competições.

Visualize os campeões de Portugal, os recordes das competições e ainda os pódios dos últimos cinco anos.

Parceiros

Deixe uma resposta