Ponte de Lima recebe Campeonato Europeu de Maratona

Campeonato Europeu

O campeonato Europeu de Maratona, previsto para Vila Nova de Gaia (Crestuma), palco do Mundial em 2009, foi alterado para a vila de Ponte de Lima por indicação do Comité de Maratona da Federação Internacional de Canoagem.

canoagem

A decisão da alteração do local desta competição, que volta a Portugal depois de em 2013 ter sido disputada na Vila de Prado em Vila Verde foi tomada pelo Delegado Técnico da ECA e chairman do Comité internacional de maratona da Federação Internacional de Canoagem depois de Crestuma não ter conseguido assegurar o mesmo plano de infraestruturas (plano aprovado pelas entidades internacionais), condição que esteve na base da candidatura inicial.

Depois do sucesso em 2009 esperava-se mais

Depois de um campeonato do Mundo em 2009 de grande sucesso desportivo e organizativo, era esperado pelas entidades internacionais que o Clube Náutico de Crestuma e o Município de Vila Nova de Gaia estabelecessem um novo padrão das condições do local da competição, porém a solução apresentada ficou abaixo das expetativas e dos mínimos já alcançados há mais de 7 anos.

A Federação Portuguesa de Canoagem que tem vindo a desenvolver algumas parcerias com clubes e municípios para futuras organizações Internacionais, apresentou, de forma de manter a competição no nosso país, aos organismos internacionais alguns locais para organização desta competição, entre os quais Ponte de Lima, que tem em curso a candidatura para uma taça do Mundo em 2019 e campeonato do mundo em 2021.
Após visita no final de 2016 por parte do Comité de Maratona da Federação internacional, foi elaborado e apresentado a todos os intervenientes um relatório técnico, tendo sido escolhido Ponte de  Lima.

Ponte de  Lima um local sem histórico de eventos Internacionais

Não sendo um local com histórico de eventos Internacionais e mesmo de competições de grande escala de maratona, a FPC está confiante com as condições do rio Lima e da organização Local do Clube Náutico de Ponte de Lima e do empenho no Município de Ponte de Lima nesta primeira organização Internacional.

A Prova realiza-se de 30 de junho a 2 de julho no Rio Lima

Parceiros