Portela e Pimenta apurados à primeira em Tóquio

portela

Teresa Portela - Foto de arquivo

Fernando Pimenta e Teresa Portela avançaram, na madrugada desta segunda-feira, diretamente para as semifinais das provas de K1 1000 metros e de K1 200 metros, respetivamente, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Também em K1 200 metros, Joana Vasconcelos ficou-se pelos quartos-de-final da competição.

Leia também

Pimenta espera mais sorte nos momentos decisivos

Texto/Fotos: Federação Portuguesa de Canoagem

Fernando Pimenta
Fernando Pimenta

“Boas sensações” de Fernando Pimenta

Na terceira série das eliminatórias da prova de K1 1000 metros, que apurava apenas os dois primeiros para as semifinais, Fernando Pimenta liderou a prova desde o início e terminou como vencedor, com o tempo de 3.40.323 minutos.

No 2.º lugar terminou o eslovaco Peter Gelle, a 1.808 segundos do canoísta de Ponte de Lima.

Depois da estreia em Tóquio 2020, Fernando Pimenta estava satisfeito com a sua prestação. “Entrámos a vencer e com boas sensações. A prova foi um pouco dura, com vento de frente.

Tentei ser bastante regular e qualificar-me já, pois assim tenho tenho tempo para pensar no próximo desafio”, afirmou o canoísta da Equipa Portugal.

Agora, o objetivo é garantir um dos primeiros quatro lugares na semifinal da prova de K1 1000 metros “para estar na regata das regatas, a final das finais”.

O primeiro passo é conseguir um lugar na final e, posteriormente, é tentar descansar o melhor possível nas duas horas que distam para a final, para dar o meu máximo”, transmitiu o atleta de Ponte de Lima.

A final A está prevista para as 04h20 (hora de Lisboa).

portela
Teresa Portela

Teresa Portela está “pronta” para a semifinal

Em K1 200 metros, Teresa Portela realizou uma excelente prova, tendo terminado a quarta série das eliminatórias na 2.ª posição, com o registo de 42.050 segundos.

A chinesa Mengdie Yin venceu esta série, com o registo de 41.688 segundos. De referir que apenas as duas primeiras de cada série das eliminatórias asseguravam a passagem direta às semifinais.

Gostava de ter ganho a eliminatória. Tenho a noção de que não fiz a minha prova perfeita.

Sou das que largo melhor e não consegui. Acontece muito na minha primeira regata, não sei porquê”, disse Teresa Portela.

Acrescentando: “Larguei mal, o que não estava previsto, pois costumo sair na frente, e desta vez tive de acelerar.

Acabou por correr bem, mas não posso falhar, pois é na largada onde costumo ter vantagem para as outras”.

Quanto às semifinais, que apuram quatro de cada série para a regata das medalhas, formulou o desejo, em tom de brincadeira, de haver “mais atletas” na outra prova, para que assim a sua seja facilitada.

Portela preferia a “motivação acrescida” de ganhar a eliminatória, porém está “pronta” para as semifinais de terça-feira (01h30, hora de Lisboa), que se disputam cerca de duas horas antes da final (11h37, hora de Lisboa).

Joana Vasconcelos

Joana Vasconcelos admite que “queria mais”

Na segunda série das eliminatórias de K1 200 metros, Joana Vasconcelos terminou com o tempo de 43.059 segundos correspondente ao 5.º lugar, razão pela qual teve de disputar os quartos-de-final.

A húngara Dora Lucz e a polaca Marta Walczykiewicz passaram diretamente às semifinais, depois de terem sido 1.ª e 2.ª classificadas na segunda série das eliminatórias.

Nos quartos-de-final, Joana Vasconcelos precisava de ser uma das duas primeiras, mas não foi além da 4.ª posição, com o registo de 43.379 segundos.

A canadiana Andreanne Langlois e a chinesa Qing Ma garantiram o apuramento para as semifinais da prova de K1 200 metros.

A canoísta Joana Vasconcelos admitiu que “queria mais” na prova de K1 200 metros dos Jogos Olímpicos, embora a sua prioridade, em Tóquio 2020, seja o K1 500 metros, para os quais se qualificou.

Não fiquei muito feliz, pois queremos sempre mais. Fiz uma falsa largada e isso condicionou-me na segunda partida, onde não arrisquei tanto.

Ficaria contente se fosse mais além. Agora, é tempo de focar-me no K1 500 e espero que corra melhor”, afirmou.

Semifinais e finais na madrugada de terça-feira com Portela e Pimenta

Tanto Teresa Portela, como Fernando Pimenta já conhecem os adversários das semifinais agendadas para a madrugada desta terça-feira e também sabem que só os quatro primeiros classificados garantem o acesso à final A.

Nas semifinais da prova de K1 200 metros, a canoísta da Seleção Nacional entra em ação às 01h30 (hora de Lisboa) e vai encontrar a oposição, entre outras, da neozelandesa Lisa Carrington, da dinamarquesa Emma Jorgensen, da polaca Marta Walczykiewicz e da espanhola Teresa Portela.

Já Fernando Pimenta entra em cena às 02h08 (hora de Lisboa) na prova de K1 1000 metros, numa semifinal na qual vai enfrentar, entre outros, o húngaro Adam Varga e o bielorusso Aleh Yurenia.

Resultados e programa(horas locais)

Dia 2 Agosto 2021
K1 200m Feminino – Joana Vasconcelos – Heat 2 – 5º Lugar, apurada QF
1st-2nd to SF, rest to QF

K1 200m Feminino – Teresa Portela – Heat 4 – 2º Lugar, apurada SF
1st-2nd to SF, rest to QF

K1 1000m Masculino – Fernando Pimenta – Heat 3 – 1º Lugar, apurado SF
1st-2nd to SF, rest to QF

K1 200m Feminino – Joana Vasconcelos – QF1 – 4º Lugar
1st-2nd to SF, rest out

Dia 3 Agosto 2021
09:30 – K1 200m Feminino – Teresa Portela – SF – Start List
1-4 to Final A rest to Final B

09:44 – K1 1000m Masculino – Fernando Pimenta – SF – Start List
1-4 to Final A rest to Final B

Parceiros