Porto a Subir, da Ribeira até à Sé é sempre a subir

Porto a Subir

A Ponto D. Luís I foi cenário de uma das mais desafiantes provas da cidade do Porto no primeiro dia do mês de julho, o Porto a subir, da Ribeira até à Sé, sempre a subir.

Porto a subir

Numa manhã que começou chuvosa, ao sinal do tiro de partida dado pela atleta Mónica Silva, o sol apareceu tímido e iluminou a primeira aventura dos atletas, as Escadas do Codeçal.

O Porto a Subir é uma prova já com grande tradição na cidade e apresenta uma dificuldade alta. Cada participante partiu intervaladamente e foram apurados os resultados de cada subida, havendo classificação em cada escada.

Os destemidos atletas subiram em contra-relógio, cada um a seu ritmo, os 206 degraus das Escadas do Codeçal, uma das mais emblemáticas do centro histórico da Invicta.

Depois de todos os atletas estarem novamente alinhadas para a partida, começou a segunda parte do desafio, os 290 degraus das Escadas dos Guindais. O incentivo dos turistas e moradores foi essencial para que os atletas superarem os seus objetivos e alcançarem a meta, localizada nas imediações da Batalha.

A cerimónia de pódio premiou os dez primeiros homens e as dez primeiras mulheres em cada escada, com Jerónimo Maia, da Câmara Municipal do Porto/Porto Lazer, Nelson Sousa, da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação do Porto e a atleta Mónica Silva a fazerem a entrega dos prémios.

Os vencedores

Na primeira subida, a das Escadas do Codeçal, no lado masculino da prova Adrião Rodrigues, do Campismo, completou o percurso com 1m46,9s. No setor feminino, Rosa Madureira subiu as Escadas do Codeçal com o tempo de 2m22,2.

Rosa Madureira

No que diz respeito às escadas dos Guindais, Tomás Baptista, da Escola do Movimento, foi pela quarta vez consecutiva vencedor desta prova, com o tempo 1m21,5s.

Na vertente feminina, esta difícil prova teve como vencedora Alison Hooper, uma turista canadiana que se aventurou pela primeira vez neste desafio e se sagrou vencedora feminina com o tempo de 1m48,4s.

A 15ª edição do Porto a Subir foi mais uma vez realizada com o apoio fundamental do Clube Desportivo e Cultural dos Guindais, ao qual a Runporto, através do seu diretor, Jorge Teixeira, entregou uma lembrança de agradecimento por todo o apoio durante estas 15 edições.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Fotos: Runporto

Parceiros

Deixe uma resposta