PORTUGAL BATE ITÁLIA E ESTÁ NA FINAL DO EUROPEU

Itália

Foto: FPP

A Seleção Nacional de Sub-23 está na final do Campeonato da Europa, após vencer a Itália, por 3-2, na primeira meia-final, disputada este sábado.

Portugal volta a entrar em rinque, amanhã, para disputar a final frente ao vencedor da meia-final entre Espanha e França.

Leia também

PORTUGAL SEGUE PARA OS QUARTOS DE FINAL

Fonte: Federação de Patinagem de Portugal

Portugal vs Itália com resultado diferente do jogo na fase de grupos

Depois do empate a três bolas na Fase de Grupos, Portugal e Itália voltaram a encontrar-se, desta vez com um lugar na final em jogo.

A partida começou equilibrada, com ambas as equipas a mostrarem vontade de chegar ao golo e os guarda-redes em destaque nos minutos iniciais.

Com seis minutos jogados, as equipas estavam encaixadas: Guga Bento segurava a baliza lusa, enquanto Portugal criava perigo nas transições.

Mas sem conseguir finalizar, graças não só aos ferros como à prestação do guardião italiano.

Aos 11 minutos, Viti viu o cartão azul, no entanto Guga defendeu o livre direto e a recarga.

Contudo, ainda em underplay, Portugal sofreu o primeiro golo, num remate de longe (0-1).

A equipa orientada por Paulo Freitas manteve a pressão e continuou a tentar contrariar a defesa italiana, mas o resultado manteve-se inalterado no descanso.

A segunda parte começou com maior intensidade por parte de Portugal, que fez por assumir o jogo desde os primeiros instantes.

O golo do empate surgiu com sete minutos no relógio: Martim Costa saiu numa transição rápida e finalizou para o 1-1.

A insistência lusa voltou a ser premiada ao minuto 17, quando Tomás Santos aproveitou uma bola solta na área, após defesa do guardião italiano, para colocar Portugal em vantagem (2-1).

No minuto seguinte, Piccoli viu o azul e, chamado a converter a bola parada, Lucas Honório não perdoou e dilatou para o 3-1.

A entrar no último minuto a Itália ainda reduziu, com um remate forte de fora da área (3-2), e tentou o tudo por tudo, jogando os últimos segundos de 5×4, mas a vitória já não escapou à seleção nacional.

Foto: FPP

Paulo Freitas o resultado «peca por escasso»

Na análise à partida, Paulo Freitas considerou que «foi uma grande meia-final entre duas grandes equipas.

A Itália tem tido um crescimento fantástico, um trabalho notável que o Alex (Bertolucci) tem vindo a fazer.

Penso que os primeiros sete minutos entrámos um pouco receosos.

Não cumprimos com aquilo que tinha sido estabelecido, demo-nos a alguma pressão que a equipa italiana nos fazia, nomeadamente quando batíamos a três.

A partir daí corrigimos e acho que fomos bem melhores no jogo».

Para Freitas, o resultado «peca por escasso, porque foi um grande jogo que fizemos. Estivemos bem em todos os momentos.

Acabámos por sofrer o golo no underplay, mas apresentámos uma maturidade competitiva muito grande».

«Depois, numa parte final com as emoções um bocadinho mais à flor da pele, deixámos de ser tão pragmáticos.

Expusemo-nos ali em duas ou três situações e acabámos por sofrer um golo, e permitimos que a Itália encostasse no marcador», explicou o selecionador.

Sobre o possível adversário na final, Paulo Freitas explicou que «vamos esperar qual vai ser o nosso opositor.

Mas não podemos fugir muito daquilo que temos visto e daquilo que tem sido o panorama do hóquei.

A Espanha entrará certamente nesta segunda meia-final como favorita a estar presente amanhã na final».

«Vamos ver com atenção, vamos também analisar, recuperar os jogadores.

Amanhã, estaremos aqui a lutar até à última gota de suor por um título que é um título inédito para Portugal e, portanto, deixaremos tudo dentro de pista.

As finais não são para jogar, são para ganhar e amanhã vamos apresentar-nos aqui claramente com o objetivo de sermos campeões da Europa», concluiu.

Parceiros

Deixe um comentário