Portugal conquista primeira vaga para os Jogos Paralímpicos do Rio 2016

Portugal assegurou a primeira vaga para os Jogos Paralímpicos – Rio 2016 através do paraciclismo. De acordo com os critérios de qualificação para a participação nos Jogos, os 23 melhores países da Europa no ranking por nações no final de 2014 têm desde já acesso a uma vaga para os Jogos Paralímpicos.
Portugal terminou a época na 18ª posição acedendo assim aos lugares nos Jogos Paralímpicos. Ainda de acordo com as mesmas regras é requerida uma participação no Campeonato do Mundo ou Taças do Mundo em 2015 para validar o lugar.
Ao longo de 2014 foram três os ciclistas portugueses que pontuaram para o ranking mundial, nomeadamente Luís Costa, quinto classificado do ranking mundial na classe H5, André Venda e José Castanheira.
Esta será a primeira participação do paraciclismo nos Jogos Paralímpicos sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo, tendo havido já participações de portugueses nos Jogos de 1984, 2000, 2004 e 2008.
Em 2015 realizam-se as principais provas de qualificação para a maioria das disciplinas paralímpicas pelo que a Missão aos Jogos Paralímpicos começará a tomar forma ao longo deste ano.

Parceiros