Festa do ciclismo no 18º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração

Cerca de 150 jovens ciclistas, na presença de muito público, participaram no 18º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração – Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo. A iniciativa, realizada nas imediações alameda 5 de outubro, terminou com um balanço muito positivo.

Promovida conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo, o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo (Zona A) integrou o programa do 18º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração que contemplou também a realização da terceira prova da Taça de Portugal de Paraciclismo – Liberty Seguros.
As provas de destreza foram realizadas junto ao coreto da alameda 5 de outubro e as provas em linha nesta artéria do centro da cidade de Viana do Castelo.
Daniel Dias e Mariana Almeida (juvenis), Francisco Baía e Beatriz Pereira (infantis), João Martins e Ana Monteiro (iniciados) e Alexandre Loução e Emília Baía (benjamins) foram os atletas com melhores prestações no Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo que se traduziu numa verdadeira festa e jornada de promoção da modalidade.

No escalão dos mais novos, os pupilos/benjamins, evidenciaram-se Alexandre Loução (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia) e Emília Baía (Bairrada), enquanto em iniciados os melhores foram João Martins (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) e Ana Monteiro (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia).
Nos infantis, após as provas de destreza e em linha, venceram Francisco Baía (Bairrada) e Beatriz Pereira (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics).
No escalão de juvenis, cujos atletas realizaram provas de contrarrelógio individual e em linha, os melhores no 18º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração foram Daniel Dias (Associação Cult. Desportiva Ciclismo-Trofa) e Mariana Almeida (Moreira Congelados / Feira / KTM).
A equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact venceu a classificação coletiva, seguindo-se as formações da Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia e da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel.
Patrocinada e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a iniciativa contou com a colaboração das seguintes entidades: Tensai, Auto Rabal, M.Rabal, Cision, Auto Rodolima, Lda., AutOliveira, ViaByke, Eugénia Lopes & Filhos, Lda – Distribuidor oficial CocaCola, Cruz Vermelha Portuguesa, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, POPP Design, Guimatubos, Herdmar, Ciclismo a fundo (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt), Roda na Frente e Plano Nacional de Ética no Desporto.
A próxima prova de ciclismo de estrada a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho será o 27º Circuito de Avidos agendado para o dia 6 de junho e destinado aos escalões de cadetes e juniores.

Viana do Castelo acolheu a Taça de Portugal de Paraciclismo

A terceira etapa da Taça de Portugal Liberty Seguros de Paraciclismo disputou-se em Viana do Castelo no âmbito do 18º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração que também integrou o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo (Zona A).

Na iniciativa promovida conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo, os líderes da classificação geral das diferentes classes reforçarem o seu estatuto.

Nas classes em que havia empate, os líderes desirmanaram-se. Foi o que aconteceu em C2, com a vitória de Carlos Santos (W52-Quinta da Lixa), e na classe D, com o triunfo de Fábio Inácio (ProRebordosa-Garrafeira Gomes).
Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi o segundo classificado em C5, mas cimentou a liderança da geral, já que a vitória não sorriu aos adversários mais diretos, mas a Pedro Garcia (Anipura/OxiNutrituin/BlackJack).
Os vencedores nas restantes classes foram Francisco Martins, em C3, José Castanheira (UD Lorvanense), em C4, André Venda, em H3, Flávio Pacheco, em H4, e Luís Costa, em H5.

Texto de: A.C.M.
Foto de: Jorge Almeida / A.C.M.

Parceiros