Tiago Antunes acaba em 13.º e Portugal em 6.º por equipas no Tour du Pays de Vaud

3ª etapa

A Seleção Nacional/Liberty Seguros terminou ontem a participação no Tour du Pays de Vaud, prova da Taça das Nações de Juniores, disputada na Suíça, com o sexto lugar coletivo e com a 13.ª posição de Tiago Antunes.

A derradeira tirada, 120 quilómetros desde Pompaples até Saint Prex, partiu o pelotão, com 24 corredores, entre os quais Tiago Antunes, a distanciarem-se do pelotão. A vitória na etapa foi para o suíço Stefan Bissegger. Tiago Antunes foi 20.º, com o mesmo tempo.

O desempenho do corredor natural de Alcobaça valeu-lhe a subida ao 13.º posto da geral, a 5m09s do estadunidense Adrien Costa, que se sagrou vencedor. O segundo classificado foi o helvético Gino Mäder, a 1m15s, enquanto o dinamarquês Anthon Charmig fechou o pódio, a 2m25s.

Entre os corredores da Seleção Nacional/Liberty Seguros seguiram-se André Carvalho, 26.º, a 9m51s, Gonçalo Carvalho, 33.º, a 11m56s, Jorge Magalhães, 38.º, a 13m54s, João Almeida, 40.º, a 14m38s, e Daniel Viegas, 42.º.

A consistência do desempenho da Seleção Nacional/Liberty Seguros valeu a Portugal o sexto lugar coletivo entre as 21 seleções participantes. “O resultado acabou por ter um sabor agridoce. Numa etapa que se revelaria extremamente dura, o Tiago Antunes esteve num grupo ainda mais restrito que só foi alcançado a cerca de 3 quilómetros da meta. Podíamos ter conseguido um melhor resultado individual e coletivo”, lamenta José Poeira.

2ª Etapa – Tiago Antunes já está no top 20

A dupla jornada no Tour do Pays de Vaud, prova da Taça das Nações de Juniores, que decorre na Suíça, permitiu a subida de Tiago Antunes ao 20.º lugar da geral. Foi mais uma demonstração de consistência da Seleção Nacional/Liberty Seguros, que tem mais dois corredores no top 20 e que ocupa o sexto lugar coletivo.

O estadunidense Adrien Costa foi o grande dominador de hoje, ganhando a etapa em linha matinal, 77 quilómetros entre Veytaux e Champéry, e o contrarrelógio vespertino de 10,2 quilómetros, com partida e chegada em Champéry.

Como corolário deste desempenho, Adrien Costa passou para a frente na geral individual, com 1m15s de vantagem sobre o suíço Gino Mäder e com 2m25s sobre o dinamarquês Anthon Charmig, segundo e terceiro, respetivamente.

Com prestações equilibradas em ambas as etapas, os corredores portugueses subiram na geral. Tiago Antunes é 20.º, a 5m09s, Gonçalo Carvalho é 26.º, a 5m53s, André Carvalho está em 27.º, 6m30s, Jorge Magalhães é 48.º, a 10m33s, João Almeida é 50.º, a 11m17s, e Daniel Viegas é 54.º, a 11m49s.

A consistência da Seleção Nacional/Liberty Seguros ficou, mais uma vez, demonstrada, com os pupilos de José Poeira a ocuparem o sexto lugar entre 21 equipas. “Nós queremos sempre mais, mas um top 20 individual e um top 6 por equipas não é fácil a este nível, sobretudo porque esta ainda é a nossa primeira corrida internacional do ano, enquanto os adversários já vêm com outra rodagem”, frisa o selecionador nacional.

1ª Etapa – André Carvalho foi o 25.º e Portugal é a quarta melhor equipa

O minhoto André Carvalho terminou na 25.ª posição a primeira etapa em linha do Tour du Pays de Vaud, disputada entre Onnens e Tatergnin, ao longo de 110 quilómetros, com vitória do suíço Gino Mäder, que solidificou a liderança na geral individual. Portugal está em quarto na geral coletiva.

A etapa foi decidida entre três corredores que saltaram do pelotão na subida mais dura, após a primeira passagem pela meta. A iniciativa deu frutos e o trio distribuiu entre si os lugares no pódio. O suíço Gino Mader ganhou, seguido pelo italiano Riccardo Verza, a 2 segundos, e pelo estadunidense Adrien Costa, a 3 segundos.

Algumas quedas nos quilómetros finais segmentaram o pelotão, que chegou cortado à meta. André Carvalho, 25.º, gastou mais 1m01s do que o vencedor, tal como Gonçalo Carvalho, 32.º. Tiago Antunes foi 34.º, a 1m10s, João Almeida foi 38.º, a 1m20s, Daniel Viegas terminou em 44.º, a 2m56s, e Jorge Magalhães acabou em 62.º, a 3m14s.

Foi um desempenho sólido da Seleção Nacional/Liberty Seguros, que subiu ao quarto lugar entre 21 equipas. “Os nossos corredores cumpriram as instruções e entraram na frente na subida mais dura, onde tudo se decidiu. Quatro dos nossos seis elementos ficaram no pelotão principal nessa fase da corrida, mas depois deram-se cortes, devido a quedas”, explica o selecionador nacional, José Poeira.

Gino Mäder continua em posse da camisola amarela, com uma margem de 8 segundos sobre Adrien Costa. O terceiro é Riccardo Verza, a 13 segundos. Tiago Antunes é o melhor elemento da Seleção Nacional/Liberty Seguros na geral, ocupando o 32.º posto, a 1m20s, André Carvalho é 33.º, a 1m21s. Seguem-se Gonçalo Carvalho, 37.º, a 1m25s, João Almeida, 38.º, a 1m29s, Daniel Viegas, 49.º, 3m09s, e Jorge Magalhães, 63.º, a 3m29s.

Texto e foto de: F.P.Ciclismo

Parceiros