Portugal conquistou a 7ª posição entre os 10 melhores do Mundo
Share the post "Portugal conquistou a 7ª posição entre os 10 melhores do Mundo"
Os judocas portugueses estiveram em destaque no II Grand Slam de 2015 que se cumpriu em Tyumen, Rússia, nos dias 18 e 19 de Julho no “Athletic Center”, onde estiveram presentes 55 nações, num total de 328 atletas (185 homens e 143 mulheres).
Portugal conquistou o 7º lugar posicionando-se assim entre os 10 melhores países do Mundo. A primeira posição foi ocupada pelos judocas do Japão seguindo-se os atletas da Rússia, Mongólia, China, Holanda e Suécia países com grandes tradições na modalidade.
No primeiro dia de competição Joana Ramos, subiu ao pódio para ganhar o Ouro após ter eliminado 5 judocas de “peso”.
O destaque do segundo dia vai para Carlos Luz (-81kgs) que foi conseguindo eliminar fortes adversários – venceu os combates com o húngaro Laszlo Csokhyai, com o russo Ansen Hmahhov cedendo apenas frente ao canadiano Antoine F. Valois. Na repescagem não conseguiu fazer frente ao alemão Alexander Wieczerzak um atleta muito medalhado.
Também Diogo Lima (-81kgs) teve uma boa prestação vencendo Cristian Bodirlau (ROU) e o italiano António Ciano. Frente ao judoca russo Aslan Lappinagov não conseguiu dominar o combate. Na repescagem teve pela frente o judoca alemão Sven Maresch, que conta no seu currículo com muitos primeiros lugares, não tendo conseguido ultrapassar o adversário.
Yahima Ramirez cedeu frente à japonesa Shori Hamada que já venceu por duas vezes o European Open de Glasgow.
Nuno Delgado, Chefe da Equipa Técnica da Federação Portuguesa de Judo salienta os bons resultados obtidos:
“Realmente foram resultados muito bons é de realçar o esforço do Treinador Nacional João Neto, que fez questão de estar presente saindo diretamente das suas férias para acompanhar a equipa. No final o balanço da prova leva-nos a olhar para o Ouro da Joana Ramos e para as prestações muito importantes nos 81kg de Diogo Lima e Carlos Luz que se colocam em melhor posição para a corrida ao Rio renovando o apoio do projeto Olímpico. Portugal termina este grande evento em sétimo mantendo o registo de ficar entre os 10 primeiros das melhores Nações do Mundo nas grandes competições”
Primeiro dia
Joana Ramos, judoca olímpica lusa conquistou a medalha de ouro no Grand Slam de Tyumen, na Rússia, eliminando a adversária chinesa na final Yingnan Ma, por ‘waza-ari’ Para trás deixou no primeiro combate a russa Yulia Ryzhova seguindo-se Andrea Chitu (ROU) e a finlandesa Joana Sunberg.
Joana Ramos, 14.ª do mundo que luta pelo apuramento para os Jogos Olímpicos Rio 2016, eliminou cinco adversárias até à final, quatro das quais com melhor ranking, sendo que a última – Ma Yingnan ocupa a oitava posição do ranking mundial
Nuno Carvalho cedeu frente a Robert Mshvidobadze (RUS), Sergiu Oleinic não conseguiu fazer frente a Abdula Abdulzhalilov (RUS) bem como Diogo César que mediu forças com Boldbaatar Chimed-Yondon (MGL). Jorge Fernandes foi vencido por Jaromir Jezek da República Checa.
André Alves eliminou o bielorusso Aliaksei Ramanchyk mas não conseguiu ultrapassar o judoca francês Guillaume Chaine.