PORTUGAL CONTINUA IRRECONHECÍVEL NO EUROPEU
Foto: WSE Rink Hockey
A seleção nacional de hóquei em patins terminou ontem a Fase de Grupos do WSE Euro Men com uma derrota frente à Espanha, por 3-1, no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo (Paredes).
A equipa orientada por Paulo Freitas concluiu esta fase no quarto lugar e vai defrontar Andorra, amanhã, nos quartos de final da competição, às 21h45.
Leia também
FRANÇA GANHA A PORTUGAL NO EUROPEU
Fonte: Federação de Patinagem de Portugal
Portugal termina Fase de Grupos novamente a perder e vai defrontar Andorra nos quartos
O encontro começou com maior ascendente espanhol, obrigando Guga a intervir logo nos primeiros minutos.
A formação das quinas reagiu coesa a defender e a tentar sair em transição, com Alvarinho a rematar por cima da baliza espanhola.
Nos minutos iniciais Portugal tentou equilibrar, com conjunto luso a entrar focado e melhor organizado defensivamente, enquanto os espanhóis insistiam na baliza, mas Guga foi correspondendo entre os postes.
Aos 14 minutos Gonçalo Alves esteve muito perto do golo, mas rematou por cima.
Após pausa técnica pedida por Portugal, a seleção intensificou a pressão e aproximou-se mais da baliza adversária.
Mas os espanhóis continuaram a criar situações de perigo e acabaram por inaugurar o marcador, quando faltavam quatro minutos para o descanso (1-0).
Portugal respondeu com muito perigo com um remate forte de Gonçalo Alves que obrigou à defesa de Ballart, mas o resultado a manteve-se inalterado ao intervalo.
Portugal não marca e sofre …
No segundo tempo, Espanha ameaçou logo na bola de saída, mas Guga estava atento.
Na resposta, Rafa obrigou o guardião espanhol a uma defesa complicada conseguindo evitar o golo do empate luso.
Espanha continuou a insistir no caminho para a baliza portuguesa e conseguiu chegar ao 2-0, com seis minutos no relógio.
A seleção nacional respondeu de imediato com Miguel Rocha e Hélder Nunes muito perto de reduzirem a desvantagem, mas sem conseguir finalizar.
Aos nove minutos foi assinalado penálti a favor de Portugal, por corte da bola com o patim de Aragònes. Chamado a converter, Gonçalo Alves não falhou e reduziu para o 2-1.
Impulsionada pelo golo, a equipa nacional intensificou a pressão, obrigando o guardião espanhol a algumas defesas apertadas.
Mas apesar de estar muito perto do empate, foi a Espanha a dilatar com um remate cruzado, para o 3-1.
Portugal continuou com mais posse de bola e a conseguir criar algum perigo, mas a defesa coesa espanhola foi negando o golo luso.
A três minutos do final foi assinalada a 10ª falta espanhola, mas desta vez Gonçalo Alves rematou para a defesa de Roca, e o resultado já não sofreu alterações.
“vamos decidir o nosso futuro” Paulo Freitas
Paulo Freitas, selecionador nacional referiu sobre o jogo “Amanhã temos os quartos de final e estamos cá para lutar e para passar às meias finais e, na sexta-feira, vamos decidir o nosso futuro.
O que disse desde o início é que eram quatro candidatos: a França, a Espanha e a Itália. Não fomos competentes. Assumimos isso.
Amanhã vamos estar aqui para jogar contra Andorra, para passarmos às meias finais. Eu acredito e essa é a mensagem que eu lhes passo e os meus atletas têm de acreditar.
Hoje o jogo já foi substancialmente diferente do que aconteceu ontem. Ontem cometemos demasiados erros e expusemos em demasia.
Hoje, fomos uma equipa muito mais competente em muitas coisas. Mas é evidente que o processo mental ainda custa um bocadinho.
E, portanto, só temos que nos libertar. Porque esta gente tem qualidade e amanhã vamos estar aqui e vamos ganhar. E sexta-feira, voltamos a conversar.“
“…queremos estar a lutar por um lugar na final…”
Gonçalo Alves declarou “Não era o início do europeu que queríamos, não queríamos estar nesta situação.
Sabemos que só nos agarrando a nós, os dez jogadores, à equipa técnica e a todos os que estão connosco é que vamos conseguir dar a volta por cima.
Amanhã começa uma nova fase do europeu.
Ainda bem que temos esta possibilidade de se calhar, ter um jogo mais acessível para encarar depois o jogo de sexta-feira, não desprezando o jogo de amanhã, porque precisamos ganhar.
Nesta fase precisamos de uma boa vitória e de voltar a ter boas sensações.
Sabemos que sexta-feira queremos estar aqui, queremos estar nas meias finais e queremos estar a lutar por um lugar na final, no sábado.“




