JOÃO SILVA “O ATLETISMO MUDOU A MINHA VIDA”
Foto: Cedida pelo atleta
A Vila centenária de Ermidas – Sado, concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, recebe mais uma edição do Trail Vitoriano, que vai decorrer a 16 de novembro, onde João Diogo Silva será o padrinho.
O Vitória Futebol Clube Ermidense é o organizador, e o nosso órgão de comunicação OPraticante.pt é parceiro média do evento.
Um clube que para além de realizar este evento todos os anos, dinamiza também várias modalidades, proporcionando que muitos dos residentes na região possam praticar a atividade física.
Esta edição terá João Diogo Silva, Atleta do Núcleo de Atletismo Recreio de Messejana como padrinho, na distância dos 13 km, deixa o convite para virem todos participar.
Leia também
ERMIDAS – SADO, TRAIL VITORIANO É IMPERDIVEL
“Bem a carreira desportiva começou na volta dos 10 anos por um rapaz que me convidou para ir a Messejana correr”
Num dia de verão, sem nada para fazer, tentei e acabei por ir.
Logo pensei que não dava, porque fiquei muito cansado, mas, como tudo, com os treinos a coçar, fui melhorando até aos dias de hoje.
Faço atletismo desde essa altura, sempre no mesmo clube.
Já tive várias oportunidades para seguir outros caminhos, mas acabei por não ir.
Como o Sporting, na altura em juvenis, mas optei por não ir, pois estava muito ligado à terra onde nasci e cresci.
Como se costuma dizer, se não foi, é porque não era para ser.
“O atletismo apareceu por acaso” – João Silva
Na altura foi bom e fiquei feliz por ter seguido esse caminho em vez de outros mais fáceis.
Sou grato pela oportunidade que me foi dada e não me arrependo de nada.
Tive sempre o apoio de toda a equipa: o treinador na altura, Francisco, que hoje em dia já não está entre nós, mas é relembrado como um grande incentivador; Luciano, que nunca baixou os braços, não só um presidente, mas um grande homem, o pai de todos que lá andam e andaram, sem qualquer dúvida.
O trail surgiu de forma incrível quando estava nos bombeiros em Aljustrel com um colega.
Numa conversa, surgiu a ideia:
“Olha, lá está uma corrida aqui nas Ermidas, que achas? Vamos lá dar uma perninha e ver.”
E foi incrível! O meu primeiro trail foi nas Ermidas, do qual hoje me orgulho de poder dizer que sou padrinho.
“O amor pelo atletismo começou quando se começa a correr e a receber algo em troca”
Com 10 anos ainda não tínhamos a noção das coças, mas a primeira prova, salvo erro, foi na Cruz da Picada, em Évora.
A segunda foi em Beja, nas ruas, onde me recordo bem que fiquei em 3º lugar.
Em miúdo, receber uma medalha era imensamente gratificante, sinal de que o esforço estava a ser compensado.
Daí começou o amor pelo atletismo, que também era um bom escape para fugir dos estudos e do trabalho de casa.
Ia treinar em Messejana, já chegava cansado, e não podia estudar; tudo era uma ajuda para fugir da escola.
João Silva “É uma prova que já participei várias vezes cerca de 4 participações”
Onde tenho a destacar alguns pontos:
- Ambiente fantástico;
- Pessoas guerreiras, com grande amizade e carinho pelo desporto;
- Um trail incrível, percorrendo as minas, que é a minha área. Sempre vivi ao lado da mina, nos bairros mineiros em Aljustrel, e, hoje em dia, é também a minha profissão.
Daí ser um sítio que gosto muito: o ambiente das pessoas, a diversão da organização, os prémios, que são importantes, mas o mais importante é o grande convívio final — um bom almoço, boa música e o convívio de todos os atletas depois de um grande esforço bem sucedido.
Após o convite para ser padrinho do evento, fiquei muito contente pelo carinho e consideração demonstrados.
Fico feliz por poder ser exemplo para algumas pessoas, ainda mais por ter sido o meu primeiro trail nas Ermidas.
Estou mesmo muito contente pela oportunidade dada por todos os elementos do Vitória Futebol Clube Ermidense.
“Neste momento estou mais virado para provas de estrada”
Mas ainda tenho sempre espaço para aperfeiçoar alguma prova de trail.
Sinto-me bem, mas não como gostaria; acho que estou preparado, pelo menos para participar neste evento, que, sem dúvida, é o mais importante: a participação e terminar com o dever cumprido.
Até lá, terei mais uns dias para treinar, e cada dia é uma batalha.
A região das Ermidas conheço apenas pelo trail, conheço os sítios por onde a prova passa e pouco mais.
Infelizmente, ainda não tive oportunidade de explorar a área, mas futuramente gostaria de ver mais.
O evento conheci nas vezes que participei, e repito aqui novamente: nota 10*.
Os percursos nunca fiz mais nenhum, e o trail sprint é o mais curto e rápido, para não demorar muito a atualizar a conversa com os outros atletas.
“As palavras que deixo para todos é que nunca desistam dos sonhos” – João Silva
Por vezes levamos um mês ou até um ano a realizar algo, mas a vida só é dura para quem é mole.
Como qualquer atleta, tudo é duro; tudo vai ser mais fácil.
O mais importante não é quem venceu ou chegou primeiro, mas quem chegou ao fim e diz com um grande sorriso:
“O meu desafio de hoje foi superado.”
Não interessa ultrapassar a meta em primeiro, segundo ou terceiro lugar.
O que importa é chegar ao fim, porque tão campeão é o primeiro como o último.
Isso sim é desporto. Força e dedicação, e com toda a certeza chegamos sempre ao nosso objetivo.
“Neste momento tenho uma época feita sempre para evoluir, melhorar tempos e marcas”
E o mais importante: estar sempre um pouco mais acima.
O objetivo é, sem dúvida, melhorar sempre, cada dia e cada prova, dando sempre o melhor de nós.
Esse sim é o meu objetivo; o resto é acréscimo.






