PORTUGAL ENTRA A VENCER NO EUROPEU 2023
A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, estreou-se da melhor forma no Campeonato da Europa de 2023 ao conquistar um precioso triunfo pela margem máxima (3-0: 25-19, 25-18 e 25-23) sobre a Roménia, um adversário direto na corrida pela qualificação para os oitavos-de-final, em jogo disputado ontem no Shlomo Group Arena, na cidade israelita de Telavive.
Portugal defronta agora a França. Ontem, a atual campeã olímpica e campeã mundial em 2015 derrotou, por 3-0 (25-20, 30-28 e 27-25), a Turquia, que este ano ascendeu à Liga das Nações (VNL) e venceu as edições da European Golden League em 2019, 2021 e 2023, com o oposto gaulês Jean Patry e o central Barthélémy Chinenyeze, ambos com 15 pontos, e o oposto turco Adis Lagumdzija, com 14, a cotarem-se como os melhores pontuadores do jogo.
Anteontem, Israel tinha causado a primeira surpresa na Pool D ao superar, no jogo inaugural, a Grécia pela margem mínima (3-2: 25-17, 27-29, 21-25, 25-21 e 15-13).
Fonte: Federação Portuguesa de Voleibol
Portugal e França repartem a liderança da Pool D
A Seleção Nacional entrou muito bem no jogo, com segurança, confiança e determinação, com o distribuidor Miguel Tavares a aproveitar bem a eficácia da receção portuguesa e o bom momento no ataque do central Miguel Sinfrónio, tendo construído desde cedo uma vantagem substancial, que, pese embora uma certa quebra nos momentos finais, acabaria por saber gerir com eficácia até aos 25-19 com que terminou o primeiro parcial.
No segundo set, Portugal voltou a tomar em mãos as rédeas do jogo, apesar do set ser equilibrado quase até aos minutos finais.
Aos 17-13, a turma das quinas acelerou o seu jogo e somou mais uma vitória, com um serviço direto de Lourenço Martins, um ataque do central Miguel Sinfrónio, um amorti do oposto José Pinto, um bloco de Filip Cveticanin / Alexandre Ferreira e um erro dos romenos a selarem o resultado: 25-18.
O terceiro set foi o mais equilibrado e praticamente até ao final (19-19), mas uma ação ofensiva de Lourenço Martins, um bloco de Alex Ferreira e um amorti de José Pinto fixaram o triunfo em 25-23.
“Frente à França será um jogo diferente”
No final, o oposto português, melhor pontuador do jogo, não escondeu a sua felicidade.
“Estou muito contente com a vitória porque resulta do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses.
É o primeiro ano que estou a representar a Seleção Nacional e só espero poder continuar a ajudar a equipa a conseguir bons resultados.
Amanhã, frente à França será um jogo diferente e temos de estar preparados para dar o nosso melhor”, referiu José Pinto.
José Pinto, Lourenço Martins e Miguel Sinfrónio, respetivamente com 16, 13 e 11 pontos, foram os melhores pontuadores do jogo, enquanto Robert Adrian Aciobanitei, com 12, foi o romeno mais concretizador.
No final, o Selecionador Nacional, João José, salientou:
“Fomos muito competentes taticamente, e capazes de manter os níveis de concentração ao longo do jogo.
Amanhã, frente à França, o jogo terá características diferentes e vai exigir mais capacidade física da nossa parte. Novo dia, novas tarefas, o mesmo objetivo”.