Portugal estreia-se no Mundial com quatro finais

Portugal

Fernando Pimenta

A estreia de Portugal na edição de 2021 do Campeonato do Mundo de Velocidade de Canoagem e Paracanoagem fica marcada pela conquista de quatro apuramentos para as finais.

Mais artigos sobre este evento

Mourão nos Mundiais imune à pressão das medalhas

Pimenta quer mundial com resultados “condizentes”

Texto: Federação Portuguesa de Canoagem

Quatro finais para Portugal, quatro oportunidades para conquistar medalhas

Na competição que decorre em Copenhaga, na Dinamarca, Fernando Pimenta, em K1 1000 metros, e a dupla constituída por Maria Rei e Francisca Laia, em K2 200 metros, vão disputar a regata das medalhas, tal como Norberto Mourão, em VL2 200 metros, e Alex Santos, em KL1 200 metros, na paracanoagem.

Fernando Pimenta
Fernando Pimenta

Fernando Pimenta garantiu o apuramento direto

Medalha de bronze em Tóquio 2020, Fernando Pimenta garantiu o apuramento direto para a final A, depois de vencer a segunda eliminatória, com o tempo de 3.38.52 minutos.

O canoísta luso obteve o melhor tempo das três eliminatórias, superiorizando-se aos registos do húngaro Balint Kopasz (3.46.13 minutos) e do bielorrusso Aleh Yurenia (3.45.45 minutos).

Maria Rei e Francisca Laia com apuramento na semi-final

A dupla formada por Maria Rei e Francisca Laia também alcançou o apuramento para a final A da prova de K2 200 metros, com o tempo de 39.54 segundos obtido na semifinal.

Antes, na primeira eliminatória, as portuguesas terminaram na 6.ª posição, com o registo de 39.74 segundos, razão pela qual foram relegadas para a semifinal.

Na prova de K2 500 metros, Maria e Francisca asseguraram o 6.º lugar na segunda eliminatória, com o tempo de 1.53.41 minutos, e vão disputar a semifinal.

portela
Teresa Portela

Teresa Portela à procura de lugar na final

Depois de ter sido 10.ª classificada nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Teresa Portela foi 4.ª classificada na segunda eliminatória de K1 200 metros, com a marca de 44.16 segundos.

Agora, a atleta olímpica vai disputar a semifinal, que está marcada para esta sexta-feira.

Quarteto de Portugal do K4 5000 metros procura na semi-final um lugar para a final

O K4 500 metros, 8.º classificado em Tóquio 2020, e que se apresenta remodelado, com João Ribeiro e Messias Baptista a competir ao lado de Kevin Santos e Ruben Boas, que substituem Emanuel Silva e David Varela, que solicitaram dispensa da competição, também vai à semifinal.

O quarteto luso concluiu a segunda eliminatória no 4.º lugar, com a marca de 1.25.88 minutos.

Portugal
Norberto Mourão

Norberto Mourão e Alex Santos na luta pelas medalhas

Na paracanoagem, Norberto Mourão, medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, foi 3.º classificado na segunda eliminatória de VL2 200 metros, com 56.02 segundos, enquanto Alex Santos, 5.º lugar nos Paralímpicos, assegurou a 3.ª posição na segunda eliminatória de KL1 200 metros, com 52.86 segundos. Os dois paracanoístas lusos vão estar na luta pelas medalhas.

Parceiros

Deixe uma resposta