PORTUGAL A UM JOGO DE FAZER HISTÓRIA NO EUROPEU

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, vai defrontar a Ucrânia (3.º classificado da Pool B) nos oitavos-de-final do Campeonato da Europa 2023 no sábado, dia 9 de Setembro, pelas 18h30 (20h30 locais), na cidade búlgara de Varna.
Leia também
PORTUGAL ENFRENTA UCRÂNIA NOS «OITAVOS» DO EUROPEU
Fonte: Federação Portuguesa de Voleibol
“Alcançámos os nossos dois primeiros e principais objetivos”
João José salienta que “agora que já sabemos qual será o adversário, o importante, antes de especular o que seja, será observar e preparar o jogo em função de como decorreu a Pool à Ucrânia e à nossa selecção.
Alcançámos os nossos dois primeiros e principais objetivos, que eram a qualificação para os oitavos-de-final e com a melhor classificação possível na Pool D [2.º lugar], mas o nosso adversário também está extremamente motivado e a querer vencer tanto quanto nós”.
“Não devemos gerar expectativas, devemos focar-nos em dar um passo de cada vez”, finaliza o Selecionador Nacional, sendo que o próximo passo é em direção aos quartos-de-final,
Mais uma página poderá ser escrita por Portugal na história do Voleibol nacional
Portugal poderá escrever mais uma página na história do Voleibol nacional – com o apuramento inédito para os quartos-de-final –, mas para isso terá de ultrapassar a perseverante e resiliente Ucrânia, um adversário que está longe de ser acessível, ocupando a 12.ª posição no ranking europeu (CEV) e o 16.º posto no ranking mundial (FIVB), com participação assídua nos últimos anos nas competições mais importantes.
Na Pool D do Europeu 2023, a Ucrânia começou por perder os três primeiros jogos, com a Eslovénia (1-3), Croácia (2-3) e Bulgária (1-3), conseguindo o apuramento in extremis ao derrotar a Finlândia (3-2) e a Espanha (3-0) nos jogos finais.
Nos jogos de preparação para o Campeonato da Europa, perdeu com a Estónia (2-3 e 1-3) e a Polónia (2-3).
Ainda este ano, e na European Golden League, defrontou a Macedónia do Norte (3-0 e 3-0), a Croácia (3-0 e 3-0), a Bélgica (3-0 e 3-0), apurando-se para a Final Four, onde defrontou a Croácia (3-1) e a Turquia (2-3).
Na Challenger Cup, venceu a China (3-1) mas perdeu com a Turquia (2-3) nas meias-finais, tendo superado o Chile (3-0) no jogo de atribuição do 3.º lugar.
O último jogo com Portugal remonta à última edição do Campeonato da Europa (2021) e os ucranianos venceram por 3-2. Nesse Europeu, a Ucrânia foi 13.ª classificada e Portugal 15.º.
Relativamente a esse jogo, as duas seleções apresentam os mesmos 9 jogadores portugueses e 5 ucranianos: Tymofii Poluian, Oleh Plotnytskyi, Volodymyr Ostapenko, Yuti Semeniuk e Illia Kovalov.