PORTUGAL TERMINA ENTRE AS QUATRO MELHORES DA EUROPA!

Chegou ao fim a caminhada portuguesa na FIBA 3×3 Europe Cup 2023, uma jornada histórica e que viu a equipa das Quinas atingir a melhor classificação de sempre na competição, o quarto lugar, nesta que é apenas a segunda participação na prova.
Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol
Participação histórica de Portugal concluída com melhor classificação de sempre
No jogo de atribuição da medalha de bronze Portugal mediu forças com a Lituânia, com quem jogara na primeira ronda da fase de grupos (derrota por 15-13 após prolongamento).
A formação lituana entrou melhor e assumiu o comando do marcador, frustrando os ataques lusos em diferentes ocasiões.
As comandadas de Américo Santos não baixaram os braços e procuraram dar a volta ao resultado de forma a atingir o desejado pódio europeu, tentando reagir de diversas maneiras.
Apesar dos esforços nacionais, o triunfo sorriu à formação lituana por 22-14. Márcia da Costa Robalo apontou 10 pontos e três ressaltos, com Emília Ferreira a assinar quatro pontos e três ressaltos.
Nesta que foi a segunda participação portuguesa consecutiva na principal competição de seleções europeias da FIBA 3×3, a Europe Cup, o conjunto luso consegue atingir a elite ao terminar na quarta posição, a melhor classificação de sempre na prova.
Países Baixos foi o adversário que superou Portugal nas meias finais
Na meia-final, frente aos Países Baixos, o conjunto neerlandês entrou melhor e depressa assumiu a liderança do marcador.
Apesar das tentativas de reação por parte das comandadas do selecionador nacional, Américo Santos, as adversárias mostraram maior eficácia ofensiva e aproveitaram a vantagem física sobre as atletas lusas.
Não obstante, a formação lusa reagiu em diversas ocasiões e procurou dar a volta ao resultado de forma a atingir a desejada final.
Após os dez minutos de contenda a vitória sorriu para as neerlandesas por Emília Ferreira (7 pontos, 3 ressaltos) foi a melhor marcadora seguida por Márcia da Costa Robalo (2 pontos, 2 ressaltos), Laura Ferreira (2 pontos, 2 ressaltos) e Joana Soeiro (2 pontos, 2 ressaltos).