Portugal no pódio no primeiro dia do Campeonato da Europa de Juniores

Prix Zagreb

Joana Diogo - Foto de arquivo

O primeiro dia do Campeonato da Europa de Juniores de 2015 terminou com Portugal no Pódio pela conquista da Medalha de Prata de Joana Diogo na categoria -48Kg. Catarina Costa (-48Kg) e Mariana Esteves (-52Kg) também conseguiram uma prestigiante prestação alcançando dois 7ºs lugares.

A Competição cumpre-se em Oberwart, Áustria, esta sexta e sábado (18 e 19 de setembro). Presentes estão 410 atletas em representação de 42 nações.

Considerado um dos mais importantes eventos da União Europeia de Judo, o Campeonato da Europa de Juniores conta com representação portuguesa: Catarina Costa (-48Kg), Joana Diogo (-48Kg), Mariana Esteves (-52Kg), Joana Fernandes (-52Kg), na Seleção Feminina e João Martinho (-81Kg) e Anri Egutidze (-81Kg) na Seleção Masculina. Os atletas são acompanhados pelo treinador João Pina.

A competição teve início esta sexta-feira, dia 18, pelas 10h00 (9h00 em Portugal), altura em que tiveram lugar as primeiras eliminatórias das atletas femininas portuguesas nos -48kg e -52kg.

Catarina Costa (-48Kg), derrotou a russa Daria Pichkaleva (que já tinha eliminado Rabia Senyayla da Turquia), chegando à final do seu grupo onde cedeu perante a húngara Reka Pupp. Nas repescagens Cristina Budescu (MDA) levou a melhor sobre a atleta lusa, terminando a prestação no 7º lugar.

Joana Diogo (-48Kg) começou a competição a eliminar a francesa Romane Yvin e a britânica Kelly Staddon, chegando assim à meia-final da prova onde se impôs perante Miriam Schneider da Alemanha. Na final, a húngara Reka Pupp venceu a medalha de ouro, dando a medalha de prata à Joana Diogo.

Mariana Esteves (-52Kg), foi mais forte que a francesa Marie Orsini (que tinha levado a melhor sobre Lizaveta Slabodchykava da Bielorrússia) mas foi afastada na final do grupo por Betina Temelkova (BUL). Nas repescagens lutou contra a turca Damla Caliskan que seguiu em frente na competição, fechando a sua participação com um honroso 7º lugar.

Joana Fernandes (-52Kg) não conseguiu superiorizar-se a Tihea Topolovec da Croácia, terminando assim a sua prestação.

No sábado, dia 19, entram nos tatamis austríacos os restantes elementos da seleção portuguesa, sendo já conhecidos os seus adversários nas eliminatórias:
João Martinho (-81Kg) tem como opositor o vencedor do combate entre Tim Gramkow (GER) e David Duda (LAT).
Anri Egutidze (-81Kg) enfrenta o croata Lovro Kovac.

As eliminatórias têm inicio às 10h00 (9h00 em Portugal) e as finais às 16h30 (15h30 em Portugal).

Texto de: AnaLima

Deixe uma resposta