PORTUGAL TERCEIRO CLASSIFICADO EM FRANÇA

Portugal terminou no terceiro lugar o Encontro Triangular com França e Itália, que se realizou ontem, em Metz (França), somando 55 pontos.

Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

Portugal conseguiu três triunfos individuais

Os portugueses conseguiram três triunfos individuais, por João Mota, nos 200 metros, Carolina Ventura, nos 60 metros, e Sara Ferreira, no salto em comprimento.

João Mota até bateu o recorde nacional sub-20 nos 200 metros, prova em que Margarida Oliveira quebrou dois recordes nacionais, de sub-20 e sub-18, que pertenciam ambos a Lucrécia Jardim.

Portugal
João Mota – Foto: FPA

João Mota proporciona surpresa com recorde e vitória

Comecemos pelo recorde dos 200 metros masculinos, uma surpresa reservada pelo atleta João Mota, do Juventude Vidigalense, que correu a distância em 21,61 segundos.

João Mota obteve o único triunfo individual dos jovens sub-20 portugueses.

João Mota superou por cinco centésimos o anterior máximo (21,66), que pertencia a Mauro Pereira desde 2017.

Portugal
Margarida Oliveira – Foto: FPA

Margarida Oliveira superou de uma só vez, dois recordes

Na mesma distância, mas em femininos, a atleta sub-18 do Sporting, Margarida Oliveira, correu a final do seu escalão em 24,36 segundos.

Superou de uma só vez, dois recordes que tinham décadas:

o dos sub-18, 24,47, de Lucrécia Jardim, desde 1988 (a faltarem quatro dias para completar 37 anos!);

e o dos sub-20 (24,40), também de Lucrécia Jardim, desde 1990 (35 anos completos!).

Em destaque, também, mais duas vitórias portuguesas.

Ambas em sub-18 femininos.

Sara Silva Ferreira – Foto: FPA

Confirmando o seu valor, a minhota Sara Ferreira (Vitória SC) venceu o salto em comprimento com a marca de 5,84 metros, o seu melhor registo;

e a velocista Carolina Ventura, do Benfica, venceu os 60 metros, com a marca de 7,47 segundos (obtido na primeira de duas corridas), ficando a cinco centésimos do recorde nacional.

Portugal
Carolina Ventura – Foto: FPA

Depois, conseguiram segundos lugares os atletas sub-18, Mateus Jesus, com recorde pessoal nos 400 metros (49,84), e Tiago Matos, no salto em altura, com 1,99 m.

Nas sub-20, conseguiram segundos lugares as atletas Tatiana Pereira, no salto em comprimento (5,84 m), e Lafaete Saraiva, no lançamento do peso (12,09).

De resto, destaque para muitos recordes pessoais das e dos atletas portugueses que aproveitaram bem a oportunidade que lhes foi oferecida com esta competição de bom nível.

Parceiros

Deixe um comentário