PORTUGAL FECHA EUROPEUS NO TOP-10

Salomé Afonso - Prata nos 1500 metros - Foto: FPA / Sportmedia

Portugal sai de Apeldoorn (Países Baixos) com a melhor participação de sempre em Campeonatos Europeus de Pista Coberta, no nono lugar da classificação por pontos.

Leia também

MIGUEL MOREIRA NA SUA PRIMEIRA FINAL EUROPEIA

Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

Portugal pela primeira vez, a ficar no top-10

Ao longo de quatro dias no Omnisport de Apeldoorn, os portugueses somaram quatro medalhas e 10 lugares de finalista (até ao oitavo), com a faculdade de atingir nove finais nas 12 disciplinas em que participaram.

No medalheiro, apenas sete países conquistaram mais medalhas e, com o mesmo pecúlio dos portugueses ficaram Polónia, Espanha e Alemanha.

Por pontuação, com base nas prestações dos finalistas, Portugal terminou em nono lugar, com 45 pontos, entre 30 nações que se classificaram.

Assim, com a segunda maior delegação de sempre, foram superadas as prestações de Valencia 1998 e Istambul 2023, em que foram conquistadas três medalhas, sendo que a prova em Istambul também marcará o anterior recorde de pontos (41).

Portugal
Salomé Afonso – Bronze nos 3.000 metros – Foto: FPA / Sportmedia

Portugueses medalhados

Os medalhados portugueses são:

Salomé Afonso, com a prata nos 1500 metros e o bronze nos 3000 metros, um feito inédito para uma portuguesa, duas medalhas na mesma edição de Europeus;

Isaac Nader, medalha de bronze nos 1500 metros; e Auriol Dongmo, no lançamento do peso.

Auriol Dongmo – Prata no lançamento do Peso – Foto: FPA / Sportmedia

Muito relevante o facto de Portugal ter conseguido colocar 11 atletas (mais de metade da equipa) nas finais das suas disciplinas, com 10 lugares de finalista!

Isso resultou numa pontuação de 45 pontos, com Portugal, pela primeira vez, a ficar no top-10 (9º lugar) dos Campeonatos Europeus.

Também se alcançaram várias melhores marcas de sempre de portugueses nos Campeonatos, por intermédio de Salomé Afonso (4m07s66”), Gerson Baldé (8,07 m), Isaac Nader (3m37s10”), João Coelho (46,01 s).

Portugal
Isaac Nader – Bronze nos 1.500 metros – Foto: FPA / Sportmedia

Na sequência das prestações dos portugueses, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, deixou uma mensagem de balanço, apreço e gratidão aos resultados dos portugueses em Apeldoorn (Países Baixos).

Parceiros

Deixe um comentário