Praga, Antoine Launay quer “trazer uma medalha”

Antoine Launay - Foto de arquivo

Campeonato da Europa de Slalom está agendado para Praga, na República Checa, entre os dias 18 e 20 de setembro

Antoine Launay vai representar Portugal no Campeonato da Europa de Slalom, que se realiza, entre os dias 18 e 20 de setembro, em Praga.

Na capital da República Checa, o canoísta luso pretende chegar o mais longe possível na competição.

Razão pela qual transmite “a esperança de chegar à final e poder competir com os cinco primeiros colocados”.

Se conseguir trazer uma medalha para casa, ficarei muito feliz”, reforça.

Praga

Antoine Launay quer “trazer uma medalha” de Praga

Com presença garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, entretanto adiados para 2021, depois do 7.º lugar obtido na prova de K1 do Campeonato do Mundo de Slalom realizado em outubro de 2019, em La Seu d’Urgell (Espanha), Antoine Launay garante que, no Europeu deste ano, “o nível é muito alto”.

O canoísta luso apresenta a pandemia de Covid-19 como um fator que pode influenciar a classificação final do Campeonato da Europa.

Todos tivemos períodos diferentes de treino, desde o abrupto final da temporada em março”, sublinha Antoine Launay.

Considerando que, “antes de mais nada, voltar a competir é uma grande chance e uma vitória sobre a situação atual”, que, lembra, “está a condicionar o mundo todo”.

De forma a estar o mais adaptado possível à pista, o canoísta da Seleção Nacional treina há 15 dias em Praga, acompanhado pelo técnico Peri Guerrero.

Estou a treinar bem e a preparação para o Campeonato da Europa está a correr muito bem”, garante Antoine Launay.

Antoine Launay
Antoine Launay

“o Europeu é uma competição do mais alto nível mundial”

Referindo que “o Europeu é uma competição do mais alto nível mundial”, razão pela qual considera mesmo tratar-se de “uma prova com nível olímpico”.

Em julho passado, o canoísta da Seleção Nacional já tinha estado a treinar em Praga durante três semanas. Uma preparação que lhe permitiu “conhecer bem a pista”.

Agora, estamos a fazer os últimos ajustes ao nível da velocidade e é a última possibilidade de melhorar os aspetos técnicos”, resume Antoine Launay.

Inicialmente agendado para maio, em Londres, o Campeonato da Europa de Slalom acabou por ser alterado para Praga, devido à pandemia de Covid-19.

Tem sido um período triste, sem competição”, expressa o canoísta luso, antes mesmo de reafirmar a vontade de querer ir “buscar uma medalha” ao Japão, nos Jogos Olímpicos do próximo ano.

No Campeonato da Europa de Slalom, em Praga, Antoine Launay começa por competir na manhã de sexta-feira, dia 18 de setembro, na prova de K1, que conta com a participação de 52 canoístas.

As meias-finais estão agendadas para o período da manhã de sábado, 19 de setembro, dia em que também vão ser disputadas as finais da competição.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / fotos: Federação Portuguesa de Canoagem

Parceiros