PRIMEIROS KITS DE BICICLETAS NAS ESCOLAS

bicicletas

Foto de arquivo

A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e o Ministro da Educação, João Costa, vão estar presentes esta sexta-feira, dia 30 de setembro, pelas 15 horas, na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, em São Domingos de Rana, Cascais, para a sessão pública de entrega dos primeiros kits de bicicletas do projeto «Desporto Escolar sobre rodas».

Este projeto é impulsionado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com a Direção-Geral de Educação e com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, num investimento de cerca de 2,8 milhões de euros.

Fonte: IPDJ

17 800 bicicletas e respetivos capacetes vão estar disponíveis em 863 estabelecimentos

Cada escola vai receber cerca de 20 bicicletas e respetivos capacetes, de composição adaptável às diferentes idades.

Até ao final de 2024, cerca de 17 800 bicicletas e respetivos capacetes vão estar disponíveis em 863 estabelecimentos de ensino com o 2.º ciclo de ensino básico.

escola

O Desporto Escolar surgiu em 2019 para dar resposta aos contributos do Desporto e da Educação para a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 (ENMAC).

Esta estratégia assenta na urgente necessidade de mudança de comportamentos da população escolar para a mobilidade sustentável e responsável, nomeadamente, garantindo que todas as crianças possam, na sua escola, aprender a pedalar em segurança, potenciando esta forma de mobilidade ativa e suave, bem como promovendo uma cidadania rodoviária no uso partilhado e responsável do espaço público (mais informações podem ser consultadas aqui).

Dotar as escolas com o 2.º ciclo do ensino básico com material velocipédico (desde 2022 até 2024) é alargar o Desporto Escolar fomentando a mobilidade ativa, desde as idades mais jovens, como meio de promoção do sucesso dos/as alunos/as e de estilos de vida mais saudáveis, objetivo do Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa (PRR/C01 i09 – SUAVA).

O SUAVA, da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude, visa contribuir para a resiliência dos e das cidadãos/cidadãs, promovendo o bem-estar físico e emocional através do aumento da atividade física no País (mais informações podem ser consultadas aqui).

Parceiros

Deixe um comentário