PT 1001 “Real Lendária” +32,000m desnível em 14 dias

PT 1001

Foto: PT 1001

João Andrade não acredita em motivação. O propósito de vida, por outro lado, é algo que o João pode apoiar, o PT 1001 será mais um evento.

A busca pela felicidade é uma meta sem sentido.

A vida é difícil e todos nós somos capazes de nos transformar em monstros e realizar feitos extraordinários.

É incómodo ouvir que você deve entrar em contato com o seu verdadeiro eu interior, que a vida é desafiadora e às vezes catastrófica e que o objetivo da vida não é ser feliz.

Não se compare com outras pessoas, compare-se com quem você era ontem.

Ninguém foge de nada, nunca, então precisamos assumir a responsabilidade pelas nossas próprias vidas.

Você conjura o seu próprio mundo, não apenas metaforicamente, mas também literal e neurologicamente.

Essa estrutura de sistemas de crenças e mitos, o seu papel na regulação da emoção, criação de significado e motivação são aumentados pelo menos cem vezes quando você está correndo longas distâncias.

PT 1001
João Andrade -Matias Novo – Fotografias

A corrida de longa distância abre portas

Eu acredito fortemente que a corrida de longa distância abre portas e dá acesso a ferramentas que de outra forma estariam para sempre escondidas nos recônditos das nossas mentes.

A maioria de nós foge da dor e do sofrimento e é exatamente aí que o crescimento acontece.

Tente imaginar que a vida é um teclado de um piano e que você, como humano, tem a capacidade de tocar diferentes notas e compor a mais bela melodia de todas.

Não adianta apertar sempre a tecla da felicidade, há várias outras notas a serem tocadas para experimentar toda a experiência humana e uma vida inteira não será suficiente para tocar todas as melodias.

Portanto, não perca tempo, vá atrás disso.

Construa-se esmagando-se. Tudo isso pode parecer contraintuitivo, mas vá e se você aguentar, irá entender.

Não me ouça, faça você mesmo!

Texto: Artigo elaborado com a cooperação de João Andrade
Fotos: Matias Novo – Fotografias

Visualize também Caminho do Imperador, duríssimo, não é brincadeira

Página do evento.

PT 1001
João Andrade -Matias Novo – Fotografias

PT 1001 “Real Lendária”

Quando ouvi falar neste desafio pela primeira vez no Ínicio de 2020, senti-me entre pontes, afinal tinha nos meus planos correr a Badwater 135 nesse ano e depois a Arrowhead 135, duas das mais brutais provas de ultramaratona no mundo.

Mas depois de um ano em que tive de humildemente acolher os ensinamentos de Deus e tentar escrever direito por linhas tortas, acabei realizando três mega eventos na minha empresa One Hundred® que tem como objetivo criar o World Series para o desporto de mountain trail e ajudar a profissionaliza-lo criando simultaneamente um palco para atletas florescerem e para o público vibrar de emoção com o espetáculo.

Em dois desses eventos de 100 milhas cada, o One Hundred Douro FKT e RIO FKT, em Portugal e depois no Brasil, decidi eu mesmo ir abrir os eventos correndo-os, colocando-me no centro da experiência, sentindo assim em primeira mão o que os atletas e o público poderão vivenciar nos eventos One Hundred® de forma a proporcionar os melhores eventos e espetáculos no mundo.

João Andrade no Brasil -Matias Novo – Fotografias

Com tudo isto tive uma grande evolução como atleta e agora quero ir mais longe.

A PT 1001 é um evento pioneiro organizado pela Horizontes Aventura, organização liderada pelo Paulo Alexandre e em que eu já tive o privilégio de participar e terminar uma das suas provas, a PT 281+ Ultramarathon.

Essa prova é um verdadeiro massacre e conquistá-la é um dos maiores orgulhos que tenho na minha vida.

Sim, todos temos um ego.

Cresci muito nessa prova e ela serviu como porta para todo um novo mundo onde agora vejo muito mais coisas como sendo passíveis de ser atingidas.

PT 1001
Foto: PT 1001

A prova – PT 1001 kms / +32,000m / 14 dias

Os números falam por si.

Percorrer 1,001 kms com +32,000m de desnível positivo acumulado desde Guimarães até Sagres é difícil de incorporar mentalmente.

E apesar de saber que é difícil para a minha equipa decidir e definir o meu plano de treino e nutrição dada a dimensão do desafio, sei que estou acompanhado pelos melhores profissionais e que nesse aspeto as coisas estarão bem encaminhadas.

Sei que irei cumprir o treino, aconteça o que acontecer, esteja motivado ou não, apeteça ou não apeteça, mas o que irá acontecer lá?

Como será correr 1001 kms de lés e lés em Portugal. São 14 etapas com uma média de 71,5kms e +2,300m.

São 14 ultramaratonas de respeito todos os dias durante 14 dias.

João Andrade -Matias Novo – Fotografias

O Segredo?

Este desafio será superado pelos pioneiros que se irão testar nesta aventura e com coragem, ter a oportunidade de crescer enquanto seres humanos.

Isto vai muito além da capacidade atlética de cada um. Como diz o meu grande amigo ultramaratonista Brasileiro e Diretor de Prova da One Hundred® Brasil, Cristiano Marcelino, o ultramaratonista é um gestor de problemas e haverão bastantes para resolver neste longo percurso.

Ser capaz de avançar quando a minha mente me quiser esmagar, será o maior desafio de todos.

João Andrade -Matias Novo – Fotografias

O truque?

Usar um alter-ego. No dia da partida, tal como faço em todas as provas de ultra endurance, eu incorporo um monstro.

Alguém imparável, que o mundo não consegue de forma nenhuma esmagar.

João Andrade -Matias Novo – Fotografias

A garantia?

Fazer tudo por tudo e dar 100% de mim até onde eu conseguir ir e até onde eu nunca tinha ido antes.

Eu vivo para esta sensação mas não consigo lá chegar sem passar por todas as dificuldades.

João Andrade -Matias Novo – Fotografias

O objetivo?

Viver com um push it mindset até à perpetuidade.

É curioso e até engraçado que cada vez mais entendo melhor o velho ditado “Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és”, pois ao meu redor tenho alguns amigos que irão participar neste grande desafio como pioneiros e até o próprio organizador por quem nutro um grande respeito pelo tipo de desafios que se propõe a realizar.

Exemplo disso sou eu e o Marcelino que iremos representar o team One Hundred®, mas a verdade é que a minha decisão final de avançar surgir numa conversa com o meu também grande amigo e ultramatonista de referência nacional e internacional Vitor Rodrigues.

Se o Vítor diz que na PT 281+ se fala com Deus (e eu concordo totalmente com ele), será que na PT 1001 poderemos ajoelhar-nos a seus pés admirando e sentindo a sua grandiosidade?

Isto é PT 1001 para mim.

Agora é hora de ir treinar…

Parceiros