Jogos Olímpicos

Campeonato Mundial de qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude (YOG2018) nas Caldas da Rainha de 8 a 14 de abril.

Jogos Olímpicos da Juventude (YOG2018)

De 8 a 14 de abril, os melhores atletas do mundo de Pentatlo Moderno reúnem-se em Portugal para disputarem o apuramento direto para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires.

O Mundial é organizado pela Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno (FPPM) em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e com o apoio da União Internacional do Pentatlo Moderno (UIPM).

Hugo Morais

Campeonato Mundial Sub-19

Com grande experiência em promover importantes competições internacionais, a Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno (FPPM) está com um novo desafio em mãos, o de organizar Campeonato Mundial Sub-19.

A competição terá como cidade anfitriã as Caldas da Rainha e será disputada entre 8 e 14 de abril.

Além de contar pontos para o Ranking Olímpico, esta prova garante aos seis melhores classificados o apuramento direto para os Jogos Olímpicos da Juventude, que terão lugar em Buenos Aires, Argentina, no próximo mês de outubro.

Em virtude de ser uma competição destinada a atletas com até 18 anos, esta prova será realizada no formato competitivo de Tetratlo – uma das modalidades da base do Pentatlo que combina a Natação, Esgrima, Corrida e Tiro Laser.

O Campeonato Mundial já apresenta números record no que concerne a provas internacionais alguma vez realizadas em Portugal!

Tem confirmada a inscrição de 220 atletas e 80 membros técnicos e oficiais, de ambos os sexos, em representação de 36 países, entre os quais Estados Unidos da América, Hungria, Rússia, Tailândia, Ucrânia, México, Coreia do Sul, França e Alemanha.

Podem participar neste evento atletas nascidos entre 2000 e 2003, que passarão por uma semana de provas, nos formatos Individual, Estafetas e Estafetas Mistas. As disciplinas em competição – Esgrima, Natação e Laser-Run (Prova combinada de Corrida e Tiro) são disputadas na mesma jornada.

Os dois primeiros dias de Mundial (8 e 9 de abril) são destinados para as provas individuais classificatórias para a Fase Final, que será disputada nos dias 10 e 11 de abril. A 12, 13 e 14 de abril, haverá as Provas de Estafetas (Masculino, Feminino e Mistos).

Pentatlo Moderno

O Pentatlo Moderno é considerado um dos desportos mais difíceis completos do mundo, tendo sido incluído no programa olímpico pelo Barão Pierre de Coubertin, que também foi o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Jogos Olímpicos

Selecção Nacional e estágio internacional

A Seleção Nacional competirá no Mundial com uma delegação de oito atletas, que apresentam vários títulos internacionais no currículo.

Alguns dos jovens constam, inclusivamente, no Ranking Olímpico da Juventude, como é o caso de Vasco Coelho (15º), Hugo Morais (30º), Ricardo Silvério (83º), Margarida Cardoso (62º lugar), Juliana Guerreiro (77º) e Ana Marreiros (81º). Além deles, compõem a equipa Tiago Gonçalves e Maria Tomé.

Neste momento a Seleção Nacional participa até dia 6 de Abril no maior estágio internacional de Tetratlo Moderno jamais realizado em Portugal, que contará ainda com a participação de atletas da Tailândia, Guatemala, Argentina, Moldávia, Irlanda, Coreia do Sul e Irlanda.

Exposição “O Pentatlo Moderno e Pierre de Coubertin”

Paralelamente ao Mundial, a FPPM irá organizar a exposição “O Pentatlo Moderno e Pierre de Coubertin”, que focará na história deste desporto em ligação à figura do seu criador, que é também o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna.

A mostra estará patente no Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha de 7 a 25 de abril e será aberta ao público com entrada gratuita.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Fotos: FPPM

Parceiros

Deixe uma resposta