Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Qualificação para os Jogos Olímpicos nas Caldas da Rainha

Campeonato Mundial de qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude (YOG2018) nas Caldas da Rainha de 8 a 14 de abril.

Jogos Olímpicos da Juventude (YOG2018)

De 8 a 14 de abril, os melhores atletas do mundo de Pentatlo Moderno reúnem-se em Portugal para disputarem o apuramento direto para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires.

O Mundial é organizado pela Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno (FPPM) em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e com o apoio da União Internacional do Pentatlo Moderno (UIPM).

Hugo Morais

Campeonato Mundial Sub-19

Com grande experiência em promover importantes competições internacionais, a Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno (FPPM) está com um novo desafio em mãos, o de organizar Campeonato Mundial Sub-19.

A competição terá como cidade anfitriã as Caldas da Rainha e será disputada entre 8 e 14 de abril.

Além de contar pontos para o Ranking Olímpico, esta prova garante aos seis melhores classificados o apuramento direto para os Jogos Olímpicos da Juventude, que terão lugar em Buenos Aires, Argentina, no próximo mês de outubro.

Em virtude de ser uma competição destinada a atletas com até 18 anos, esta prova será realizada no formato competitivo de Tetratlo – uma das modalidades da base do Pentatlo que combina a Natação, Esgrima, Corrida e Tiro Laser.

O Campeonato Mundial já apresenta números record no que concerne a provas internacionais alguma vez realizadas em Portugal!

Tem confirmada a inscrição de 220 atletas e 80 membros técnicos e oficiais, de ambos os sexos, em representação de 36 países, entre os quais Estados Unidos da América, Hungria, Rússia, Tailândia, Ucrânia, México, Coreia do Sul, França e Alemanha.

Podem participar neste evento atletas nascidos entre 2000 e 2003, que passarão por uma semana de provas, nos formatos Individual, Estafetas e Estafetas Mistas. As disciplinas em competição – Esgrima, Natação e Laser-Run (Prova combinada de Corrida e Tiro) são disputadas na mesma jornada.

Os dois primeiros dias de Mundial (8 e 9 de abril) são destinados para as provas individuais classificatórias para a Fase Final, que será disputada nos dias 10 e 11 de abril. A 12, 13 e 14 de abril, haverá as Provas de Estafetas (Masculino, Feminino e Mistos).

Pentatlo Moderno

O Pentatlo Moderno é considerado um dos desportos mais difíceis completos do mundo, tendo sido incluído no programa olímpico pelo Barão Pierre de Coubertin, que também foi o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Jogos Olímpicos

Selecção Nacional e estágio internacional

A Seleção Nacional competirá no Mundial com uma delegação de oito atletas, que apresentam vários títulos internacionais no currículo.

Alguns dos jovens constam, inclusivamente, no Ranking Olímpico da Juventude, como é o caso de Vasco Coelho (15º), Hugo Morais (30º), Ricardo Silvério (83º), Margarida Cardoso (62º lugar), Juliana Guerreiro (77º) e Ana Marreiros (81º). Além deles, compõem a equipa Tiago Gonçalves e Maria Tomé.

Neste momento a Seleção Nacional participa até dia 6 de Abril no maior estágio internacional de Tetratlo Moderno jamais realizado em Portugal, que contará ainda com a participação de atletas da Tailândia, Guatemala, Argentina, Moldávia, Irlanda, Coreia do Sul e Irlanda.

Exposição “O Pentatlo Moderno e Pierre de Coubertin”

Paralelamente ao Mundial, a FPPM irá organizar a exposição “O Pentatlo Moderno e Pierre de Coubertin”, que focará na história deste desporto em ligação à figura do seu criador, que é também o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna.

A mostra estará patente no Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha de 7 a 25 de abril e será aberta ao público com entrada gratuita.

Texto / Fotos: FPPM

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta