Rafael Reis 19.º no contrarrelógio
O português Rafael Reis iniciou no dia 18 a participação nos Jogos Europeus, em Baku, Azerbaijão, terminando o contrarrelógio individual no 19.º lugar, a 4m42s do vencedor, o bielorrusso Vasil Kiryienka. O luso foi o segundo melhor entre os corredores da mesma idade ou mais jovens.
O longo exercício individual de 51,6 quilómetros, disputado sob vento forte, foi palco de um desempenho irrepreensível de Vasil Kiryienka. O bielorrusso da Sky foi o único ciclista a cumprir o trajeto em menos de uma hora, gastando 59m36s. O holandês Stef Clement ficou a 1m10s, alcançando a medalha de prata. O pódio completou-se com o espanhol Luis León Sánchez, a 1m32s do vencedor.
O pódio foi integralmente composto por corredores com mais de 30 anos. “Os corredores mais velhos têm outra resistência e um conhecimento de si próprios que lhes permite gerir bem o esforço numa prova tão longa”, explica o selecionador nacional, José Poeira.
Rafael Reis, na sua primeira corrida internacional na categoria de elite, não tendo ainda completado 23 anos, foi o 19.º classificado. Ficou dentro da primeira metade da classificação e foi o segundo melhor entre os ciclistas da mesma idade ou mais jovens, apenas batido pelo irlandês Ryan Mullen, oitavo da geral.
“O Rafael Reis passou mal a meio do percurso, teve uma quebra grande. No entanto, soube reencontrar-se e acabou por ter uma performance que não está longe do expectável para a sua idade e para o seu nível de desenvolvimento”, afirma José Poeira.
Texto e foto de: F.P.Ciclismo