RÂGUEBI, SELECIONADOR QUER “FAZER GRANDE JOGO”

Foto: Rugby Photos by Luís Cabelo
O selecionador de râguebi de Portugal, Simon Mannix, relativizou a importância do terceiro lugar no Rugby Europe Championship 2025 (REC25).
Mas assegurou que só pensa “fazer um grande jogo” contra a Roménia, no domingo, em Lisboa.
A seleção portuguesa de râguebi joga para os terceiro e quarto lugares, no Jamor.
Sabendo que a classificação do Europeu vai determinar o escalonamento das seleções apuradas no sorteio do Mundial2027.
Mas o técnico considera que “especular sobre o futuro é um desperdício de tempo”.
Fonte: Lusa
“…temos a certeza é que já garantimos o nosso lugar no Austrália2027” Selecionador Nacional de Râguebi
“Não sabemos o que vai acontecer. Só queremos fazer um grande jogo e, se ganharmos e terminarmos em terceiro lugar, ótimo!
Se não o conseguirmos e terminarmos em quarto, assim será.
A única coisa de que temos a certeza é que já garantimos o nosso lugar no Austrália2027”, atirou Mannix, em declarações à agência Lusa.
A título de exemplo, Mannix lembrou que “Portugal foi uma das últimas equipas a qualificar-se para o Mundial2023”.
Isso permitiu-lhe “ficar no melhor grupo que lhe podia ter calhado”, com País de Gales, Austrália, Fiji e Geórgia.
E prosseguiu com o caso do adversário de domingo, que teve de enfrentar África do Sul, Irlanda e Escócia, além de Tonga.
“Olhem para a ‘pobre’ Roménia! Qualificou-se em segundo lugar e acabou num grupo com três das cinco melhores equipas do mundo.
Portanto, se quiserem, podem especular à vontade. A mim, tudo o que me preocupa é a prestação da minha equipa no domingo.
Vamos lidar com uma coisa de cada vez e essa é a mensagem que vou passar aos jogadores”, resumiu Mannix.
Portugal e Roménia já se defrontaram, este ano com vitória dos ‘lobos’
Portugal e Roménia já se defrontaram, este ano, na fase de grupos do REC, partida que os ‘lobos’ venceram, em Botosani, por 34-6.
Por isso, reforçou o treinador à agência Lusa, os portugueses sabem que o adversário “vem com uma grande vontade de se redimir” desse resultado.
“Ficaram muito desiludidos com a sua prestação contra nós, na sua própria casa, tal como nós ficámos extremamente desapontados com a nossa prestação contra a Espanha em nossa casa.
Por isso, sabemos o sentimento que trazem para este jogo e esperamos nada menos que uma batalha física muito dura”, comentou.
Mas, apesar de os jogadores estarem “desiludidos por não disputar a final” do REC25, tal como conseguiram nos últimos dois anos, o treinador assegura que “se fosse difícil motivar os jogadores” para um jogo de terceiro e quarto lugar “depois de uma performance fraca” como a das meias-finais, “talvez estivesse no ambiente errado”.
“Nunca irei colocar em questão o empenho que os meus rapazes trazem para o treino ou o seu compromisso para com esta camisola.
E esta semana, mais uma vez, mostraram uma grande atitude.
Sabem que estivemos bem abaixo daquilo que treinámos.
Esperamos, por isso, que estejam determinados para voltar ao nível em que acreditamos que podem estar”, concluiu o antigo ‘All Black’.
Atribuição dos terceiro e quarto lugares do REC25 acontece este domingo
A seleção portuguesa de râguebi recebe a Roménia no domingo, em partida de atribuição dos terceiro e quarto lugares do REC25
O início está previsto para as 15:00, no Campo A do CAR do Jamor, em Oeiras, e arbitragem do georgiano Saba Abulashvili.
Portugal venceu o Grupo B do REC25, com triunfos sobre Bélgica (casa, 40-30), Alemanha (casa, 56-15) e Roménia (fora, 34-6).
Mas foi derrotado pela Espanha (42-31), nas meias-finais, em Lisboa.
A final será disputada, também no domingo, entre a Geórgia, que eliminou a Roménia nas meias-finais, e a Espanha.
A classificação final deverá determinar o escalonamento no sorteio do Mundial Austrália2027 das quatro seleções europeias que se apuraram para a competição ao qualificarem-se para as meias-finais do REC25.
Geórgia, Espanha, Portugal e Roménia foram as primeiras seleções a juntar-se às 12 já apuradas por terem terminado nos primeiros três lugares dos seus grupos no Mundial França2023:
França, Nova Zelândia, Itália, Irlanda, África do Sul, Escócia, País de Gales, Fiji, Austrália, Inglaterra, Argentina e Japão.