RALLYE DE INVERNO ABRIU A TEMPORADA
O “Rallye de Inverno” foi a primeira prova de Regularidade Sport Plus, abrindo as “11ª Series by NDML” que a consagrada agremiação leiriense vai organizar durante 2024.
Manuel Lopes e Alexandre Gomes, num BMW 320i, vencerem entre os Clássicos, enquanto o Peugeot 106 GTi de Juan Castro e Gustavo Portela dominou nos Desportivos.
A prova tinha um total de 51,4 quilómetros “a doer”, distribuídos por duplas passagens pelas especiais de Praia das Roca, Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra, sendo nesta localidade que a prova do NDML teve o seu centro nevrálgico, com honras de partida e chegada.
A armada de 30 equipas à partida do Rallye de Inverno 2024, entre as quais 6 estrangeiras, estava distribuída pelas Categorias Clássicos e Desportivos, com classificações completamente separadas, como é apanágio do Regulamento das Series by NDML.
Luta intensa pela vitória nos Clássicos
Umas míngua 5 décimas de ponto de penalização separaram as duas duplas que protagonizaram uma luta sem tréguas pelo domínio na Categoria Clássicos.
Taco-a-Taco, Manuel Lopes / Alexandre Gomes (BMW 3201 (E30) e Jorge Baptista / José Jorge (Peugeot 205) foram alternando na liderança.
Só a derradeira passagem por Castanheira de Pêra, selou o triunfo da dupla do BMW que, para além de vencer nos Clássicos, foi ainda a equipa menos penalizada entre todas as que terminaram a prova.
João Gago e Carlos Morgado, tripulando um BMW 316i (E30) fecharam o pódio, terminando no 3º lugar a 37.3 pontos dos vencedores.
Juan Carlos Castro e Gustavo Piris Portela dominaram a categoria Desportivos
Já na Categoria Desportivos, foi total o domínio do Peugeot 106 GTi de Juan Carlos Castro e Gustavo Piris Portela.
A dupla que veio desde a Galiza foi a melhor em todos os segmentos competitivos da prova, concluindo o rali com uns sólidos 34,8 pontos de vantagem sobre os mais diretos adversários, festejando assim um merecido triunfo.
Num pódio exclusivamente reservado a carros Peugeot, o destaque esteve na refrega pelo 2º posto.
E foram, novamente, 5 décimas de ponto a decidir uma posição de destaque na prova, sendo essa a magra diferença que separou o 106 de Alexandre Raposo e André Grazina do 106 Rallye de João M. Susano e João C. Susano, com vantagem para a primeira dupla, que garantiu o 2º lugar, deixando o degrau mais baixo do pódio dos Desportivos para os opositores.
A próxima prova das “11ª Series by NDML” será o 15º Rallye Verde Pino – Região de Leiria, que se realiza de 12 a 14 de Abril.