Regata Canárias – Madeira uma tradição náutica
A XX Regata Internacional Canárias – Madeira realiza-se de 4 a 8 de setembro de 2018. O evento mantem a tradição náutica entre os dois arquipélagos do atlântico desde 1978.
Foi o Mar e, em especial, a Vela que deu origem ao Clube Naval do Funchal, no ano de 1952, e desde o primeiro momento que organiza provas de âmbito regional, nacional e internacional sempre com o objetivo de, por um lado, promover as atividades náuticas e, por outro, promover a Madeira como destino de turismo náutico.
Passados 65 anos, o CNF continua a honrar essa herança, dinamizando uma série de iniciativas que colocam a Madeira nas rotas internacionais da vela.
Regata Internacional Canárias – Madeira
É o caso da Regata Internacional Canárias-Madeira, que, no total das 19 edições realizadas, conta no seu histórico com mais de 6350 velejadores e 583 embarcações participantes.
Este prestigiado evento que une os dois arquipélagos do Atlântico é organizado pelo Clube Naval do Funchal e o Real Club Náutico de La Palma.
Na edição anterior, realizada em 2016, competiram 49 embarcações (39 espanholas , 9 portuguesas e 1 inglesa). Este ano, a largada oficial está agendada para o dia 4 de setembro, pelas 12h00 de La Palma rumando á cidade do Funchal.
A competição destina-se às classes ORC (ORC 0, ORC 1, ORC 2 e ORC 3) e OPEN (OPEN 1, OPEN 2, OPEN 3).
A embarcação que cruzar em primeiro lugar a linha de chegada do Funchal, em tempo real, recebe o Troféu “Dr. Alivar Jones Cardoso” em homenagem a um dos principais impulsionadores desta regata e antigo Presidente do Clube Naval do Funchal.
Na Marina do Funchal vai ser criado uma Village de apoio à Regata, com espaço de animação aberto a todos os madeirenses, turistas e tripulantes.
O Evento conta com um Programa Social, Cultural e Desportivo que culmina com a tradicional Festa Branca no Cube Naval (marcada para sábado, dia 8 de setembro), que assinala o encerramento do verão de todos os Funchalenses. Uma festa muito acarinhada por todos os tripulantes desta regata bem como por todos os sócios do clube, parceiros e população em geral.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Analima
Fotos: Clube Naval do Funchal