REINALDO VENTURA, CONVOCADOS TAÇA DAS NAÇÕES
Foto: Reinaldo Ventura
A seleção nacional de hóquei em patins prepara-se para disputar a 70ª edição da Taça das Nações (Torneio de Montreux), com a ambição de vencer sob o comando do novo selecionador, Reinaldo Ventura. O treinador anunciou ontem os atletas que vão representar Portugal de 1 a 5 de abril.
Fonte: Helena Santos
Convocatória da Seleção Nacional
O selecionador nacional Reinaldo Ventura convocou os atletas que vão integrar a seleção.
Xano Edo, Pedro Henriques, Gonçalo Alves, Hélder Nunes, João Rodrigues, Zé Miranda, Viti, Rafa Bessa, Miguel Rocha e Carlitos são os escolhidos.
Sobre os critérios que orientaram as escolhas, Ventura explicou: «Nesta fase, convoquei os jogadores que considero os mais adequados para as posições que vão ser chamadas e, principalmente, que consigam adequar-se àquilo que é o meu modelo de jogo».
Enquadramento competitivo
Ventura comentou também o enquadramento competitivo da prova: «Acaba por ser uma competição que se insere no meio de uma época e que influi na vertente física dos atletas».
O selecionador acrescentou: «É uma situação que está pensada da nossa parte e, como tal, vamos geri-la de forma correta e competente, de maneira a não afetar o trabalho de cada um nos campeonatos dos clubes».
Ambição e objetivos
Na estreia como selecionador nacional, Ventura assumiu ambição máxima: «Desta participação espero, como eu disse no dia da minha apresentação, vencer. Temos de entrar em todas as competições com esta ambição de vencer sempre».
O treinador explicou ainda que esta participação vai ajudá-lo a avaliar o coletivo: «Espero também ter uma noção muito mais clara daquilo que é a capacidade que os atletas têm de jogar em equipa e de formar um grande grupo, que são logicamente fatores muito importantes numa seleção».

Estágio e agenda da competição
A seleção nacional vai reunir-se para estágio no Luso, de 28 a 31 de março.
Fase de Grupos
- 01.04.2026 | 18h00 – Suíça x Portugal
- 02.04.2026 | 20h30 – Portugal x França
- 03.04.2026 | 20h00 – Espanha x Portugal
As meias-finais acontecem no dia 4 e a final está marcada para as 20h30 de 5 de abril.


