Rio Antuã “Um Rio, Muitos Moinhos” um novo percurso de trail

No Parque Temático Molinológico, em Oliveira de Azeméis, junto ao Rio Antuã, decorreu a inauguração pelo município dos percursos de corrida e caminhada “Um Rio, Muitos Moinhos”.

Texto Fotos: Pedro Garrido

Fonte: Centro Municipal Marcha&Corrida de Oliveira de Azeméis

“Um Rio, muitos Moinhos”

O Percurso “Um Rio, muitos Moinhos” é um percurso de natureza que rebusca o passado de Oliveira de Azeméis na indústria transformadora dos cereais através dos moinhos de água, visando a promoção e valorização territorial, ambiental e patrimonial das margens do rio, nas áreas de Ul, Loureiro e Pinheiro da Bemposta.

Rio Antuã
Intervenção do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azemeis, Joaquim Jorge

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge referiu durante a apresentação “O município promove hábitos saudáveis de vida, promovendo também o património e a paisagem do concelho, não só junto dos locais, mas atraindo pessoas para nos visitar.

Que o município pretende afirmar todo o potencial de Oliveira de Azeméis, um potencial oferecido pela natureza, e que tem a obrigação de o explorar ao máximo.

Esta é a melhor forma de preservar, de o dar a conhecer, de envolver as pessoas na sua utilização diária, de forma a que tomem consciência do valor, a riqueza que ali está, para que sejam elas a sentir a necessidade de a proteger, preservar. Preservar, proteger não só no presente, mas também no futuro.

Este percurso é o inicio de rede e circuitos que pretendem instalar a médio / longo prazo, fazendo a ligação entre os mesmos.

Destacando e agradecendo o papel preponderante de David Malva e Pedro, juntamente com os colegas de equipa, que sem eles isto não seria possivel, são eles o rosto mais visível deste projeto.

Painel Informativo do circuito instalado no Parque Temático Molinológico

Rio Antuã será a sua companhia

Tem à sua disposição o percurso 1, com uma distância de cerca de 18 km, com um nível de dificuldade alta e o percurso 2 com uma distância de cerca de 13 km, com um nível de dificuldade média.

Partindo do Núcleo Central do Parque Temático Molinológico de Ul, o Rio Antuã será a sua companhia até ao Santuário da Senhora da Ribeira, já na freguesia do Pinheiro da Bemposta.

Daí fará o caminho de regresso passando por diversos núcleos de moinhos, sendo de destacar os moinhos do Caldeirão (este em excelente nível de recuperação por parte do seu proprietário, num local de extrema beleza).

Em conversa com David Malva, do Gabinete desporto da autarquia, comunicou que ainda serão introduzidas algumas melhorias no percurso de forma a tornar o percurso ainda mais atrativo, utilizando assim apenas caminhos / trilhos percorridos pelos Moleiros na sua azáfama diária de outrora.

Rio Antuã
David Malva um dos rostos mais visíveis deste projeto

O percurso “Um rio, muitos moinhos” é a segunda fase de um projeto mais abrangente, que se iniciou com o percurso “Trilhos do Comandante”, que envolverá a criação de uma rede concelhia de percursos pedestres e cicláveis.

Uma rede que tem sido implementada integralmente pelos colaboradores do Gabinete Desporto da autarquia, que se encontram a proceder à marcação de todo o rio Antuã, no seu braço nascente, com o objetivo de ligar os dois extremos do concelho bem como unir o lugar de Currais, em Carregosa, a Covais, no Pinheiro da Bemposta.

Parceiros