Rio Maior Triatlo e Sport Lisboa e Benfica vencem em Arronches

triatloRio Maior Triatlo e Sport Lisboa e Benfica somaram uma vitória na segunda etapa do CN de Clubes de Duatlo. O Duatlo de Arronches, organizado pela Câmara Municipal de Arronches e pela Federação de Triatlo de Portugal, recebeu mais de 200 atletas que procuraram representar os seus clubes ao melhor nível.

Sendo esta uma das provas de duatlo mais disputadas nos últimos anos e tendo em conta a qualidade dos atletas que alinharam à partida, a antecipação de uma grande prova era evidente. No final do primeiro segmento de 5km de atletismo, corridos no centro do município de Arronches, surgiam Pedro Laginha Palma (Sport Lisboa e Benfica) e Sérgio Silva (Clube Olímpico de Oeiras) com uma liderança isolada. A dupla de internacionais lusos foi perseguida por um numeroso grupo de atletas que anulou a vantagem e de entre os quais surgiu uma nova parceria na liderança da prova. João Francisco Ferreira (Sport Lisboa e Benfica), Gil Maia (Sport Lisboa e Benfica) Danilo Pimentel (Rio Maior Triatlo) e Diogo Nóbrega (Associação Cultural e Desportiva do do Jardim da Serra) lideraram um pequeno grupo que chegou isolado ao parque de transição e de onde sairia a constituição dos três primeiros lugares da classificação absoluta. João Francisco Ferreira foi o mais forte entre a concorrência e bateu Gil Maia com uma vantagem apertada de apenas 3 segundos. Danilo Pimentel fechou o pódio na terceira posição e Diogo Nóbrega foi 4º classificado.

Na competição feminina a prova foi dominada pela Olímpica Pamella Oliveira (Rio Maior Triatlo) que segurou a vantagem alcançada no primeiro segmento da competição e fechou a prova com o melhor parcial de corrida final. A atleta individual Madalena Almeida foi segunda classificada a cerca de 30 segundos do primeiro lugar e a ainda cadete Gabriela Ribeiro (Alhandra Sporting Club) fechou o pódio na terceira posição.

O Rio Maior Triatlo saiu vitorioso nesta segunda etapa do CN de Clubes de Duatlo feminino. Em segundo lugar surgiu o Alhandra Sporting Club e em terceiro o Sporting Clube de Portugal. Na classificação masculina por equipas a vitória coube ao Sport Lisboa e Benfica que delegou o segundo lugar para o Rio Maior Triatlo. O Clube Olímpico de Oeiras fechou o pódio na terceira posição, a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas alcançou o 13ºlugar colectivamente entre 28 equipas participantes.

O Duatlo de Arronches foi também palco da disputa do Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores. Guilherme Pires (Clube de Triatlo do Fundão) e Gabriela Ribeiro (Alhandra Sporting Club) sagraram-se campeões nacionais no escalão de cadetes. Delegando para segundo lugar João Reis (Fátima Escola de Triatlo) e Pauline Vie (Alhandra Sporting Club) e para terceiro André Bôto (Alhandra Sporting Club) e Rita Fardilha (Rio Maior Triatlo).

Ricardo Batista e Joana Miranda da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas na sua estreia na categoria de cadetes fizeram a prova que estava ao seu alcance e obtiveram o 4º lugar neste Duatlo, constituído por 2 segmentos de corrida de 5.000 e 2.500m, e pelo meio com um segmento de ciclismo de 20kms, realizado em condições atmosféricas muito adversas, tendo em conta a muita chuva que caiu e o vento forte que se fez sentir durante a realização do evento. André Rodrigues que também se estreou nesta categoria, terminou esta prova no 14ºlugar, e Miguel Moreira foi 26ºclassificado, ambos torrejanos.

duatlo02
Sofia Silva, atleta do Remo Clube Lusitano

Sofia Silva, única atleta feminina do Remo Clube Lusitano, e cadete de escalão, disputava o campeonato nacional e concluiu a prova na 9ª posição do seu escalão (27ª absoluta). Após uma primeira corrida onde o ritmo foi imposto pela atleta Olímpica brasileira Pamela Oliveira, vencedora da prova, rapidamente o pelotão desapareceu acabando por ser formados diversos grupos. Sofia Silva integrava o grupo perseguidor da frente mas o ritmo acabou por deixar marcas que tornaram o segmento de ciclismo ainda mais complicado. Na última corrida pouco havia a fazer a não ser gerir a posição até à meta.

Nos Juniores o Campeonato Nacional foi segurado por Madalena Almeida e Diogo Nóbrega (Associação Cultural e Desportiva do do Jardim da Serra). A sagrarem-se vice-campeões ficaram Catarina Dias (Fátima Escola de Triatlo) e Tiago Leão (Associação Naval Amorense). Ana Torres (Escola Triatlo Santo António Évora) e Natan Santos (Rio Maior Triatlo) fecharam o pódio do Campeonato em terceiro lugar.

Em juniores, André Cruz foi o melhor da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas no 17º lugar, Rafael Marques 19º e Rodrigo Carvalho 22º da mesma equipa.

João Rebelo (sub23) obteve o 11º no escalão (89º absoluto), foi o primeiro atleta do Remo Clube Lusitano a chegar à meta. Após uma excelente primeira corrida, também ele sentiria algumas dificuldades no segmento de ciclismo, dificuldades originadas pela forte concorrência e pelas condições climatéricas. No entanto, no final o atleta estava satisfeito com o seu desempenho.

O Remo Clube Lusitano em séniores, esteve representado por Júlio Amândio (senior) – 37º no escalão (119º absoluto), neste escalão 2 presenças da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, uma feminina, Ana Rita Amaro que foi 11ª classificada, e outra masculina, Cristiano Marques que chegou na 37ª posição.

duatlo01
Marco Sousa, atleta da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

Por fim, a presença dos veteranos I, com Marco Sousa obter uma boa posição, 6º lugar, e Pedro Silva ambos da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas a concluir a sua prova em 24º neste escalão, o Remo Clube Lusitano obtiveram através de António Sousa (veterano1) – 20º no escalão (146º absoluto), e António Cardote (veterano3) – 5º no escalão (167º absoluto).

Na prova aberta associada a este evento, Pedro Fernandes voltou a subir ao pódio. Numa prova com diversas mudanças na frente, o atleta do Remo Clube Lusitano conseguiu terminar na segunda posição absoluta da prova sendo o primeiro sénior a cortar a meta.

No próximo fim-de-semana há jornada dupla, com a realização em Leiria, no sábado dia 20 de Fevereiro, da 1ª etapa do Circuito Nacional de Biatle 2016, e no domingo de manhã, dia 21 de Fevereiro, com a disputa da 2ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, o Duatlo do Semideiro na Chamusca.