ROSA MOTA NEGA TER RECEBIDO CONVITE DO COP PARA ESTAR EM PARIS

Rosa Mota

Rosa Mota transportou a chama olímpica em Paris - Foto: Rodolphe de Oliveira /Comité Olímpico Português

A campeã olímpica Rosa Mota negou esta sexta-feira que tenha recebido um convite do presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) para estar presente em Paris’2024, tal como José Manuel Constantino afirmou numa entrevista à agência Lusa.

Leia também

ROSA MOTA TRANSPORTA CHAMA OLÍMPICA

PATRÍCIA MAMONA E TELMA MONTEIRO EM PARIS

Fonte: Lusa

«Mentira ou a nebulosa não podem ficar impunes» Rosa Mota

Rosa Mota, de 66 anos, medalha de ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e que transportou num dos percursos a chama olímpica de Paris’2024, refere numa nota enviada à Lusa que nunca recebeu o convite para estar presente em França.

A atleta veterana, que continua a somar recordes mundiais no seu escalão, adianta que se esforça por não se envolver em polémicas, mesmo com prejuízo da sua imagem, mas defende que, neste caso, “a mentira ou a nebulosa não podem ficar impunes“.

Desta vez fiquei particularmente incomodada.

E por isso decidi investir o meu precioso tempo a esclarecer a afirmação de quem me parece se preocupa demasiado com a sua notoriedade, nem que para isso tenha que usar o meu nome com meias-verdades“, adianta.

Rosa Mota
Rosa Mota – Foto: Rodolphe de Oliveira /Comité Olímpico Português

Serviços do COP reconheceram que tinham cometido um erro

Rosa Mota refere que contactou os serviços do COP, que reconheceram que tinham cometido um erro.

Face a isso, colocou um ponto final no assunto, pois acreditava que o organismo, que quer continuar a respeitar, iria recolocar a verdade dos factos e pedir desculpa pelo erro.

Mas, como tal não aconteceu, a campeã olímpica viu-se obrigada, “muito a contragosto“, a emitir um comunicado a esclarecer a situação.

Ao não explicar o sucedido, ainda pode ficar a dúvida se o que aconteceu foi um lapso ou uma má-fé em que, não se querendo convidar, se diz que se convidou“, refere Rosa Mota.

A atleta acrescenta que, “noutras situações em que o empenho existiu, houve telefonemas que desta vez não existiram“.

Os organismos e instituições não devem ser lesados por consequência da falta de responsabilidade, categoria ou lisura de quem as gere.

Por isso sublinho a minha consideração pelo COP enquanto organismo, bem como a minha tristeza por ‘proezas’ lamentáveis como esta em que me pretendem atingir“, adianta.

Rosa Mota refere ainda que se o convite tivesse chegado em abril, teria, como sempre faz em situações de igual importância e em que a sua resposta tivesse implicações no convite a outras pessoas, informado os serviços do COP da sua “não aceitação“.

cop
José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal

Foram endereçados convites a quatro campeões olímpicos portugueses referiu José Manuel Constantino

Em 23 de julho, numa entrevista à Lusa, José Manuel Constantino refere que, como vem sendo prática, endereçou convites a quatro campeões olímpicos portugueses – o outro, Pedro Pichardo, irá defender o título conquistado no triplo salto em Tóquio’2020.

Convidámos o Carlos Lopes, que agradeceu, mas que invocou que pela idade, o cansaço, enfim, aquelas coisas todas, prescindia de ir e assistiria aos Jogos a partir de Lisboa.

A Fernanda foi convidada e invocou os mesmos problemas de enquadramento familiar.

Convidámos o Nelson [Évora], que agradeceu, mas que foi pai e que, portanto, precisa de dar enquadramento à família.

E convidámos a Rosa Mota, que não respondeu“, detalhou.

Parceiros

Deixe um comentário