Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Rota do Casqueiro com um percurso cinco estrelas

 

Realizou-se no passado dia 28 de fevereiro, a 7ª maratona de btt “ Rota do Casqueiro ” nas distâncias de 40kms e 80kms, numa organização de Os Kotas Bike Team.

Eu participei fazendo o percurso 40kms com alguns membros de “O Praticante” (Sérgio Mendes e Luís Duarte) o dia esteve bastante bom relativamente ao estado dos dias anteriores só se apanhou algum vento, fazendo-se o frio sentir mais, mas nada que impedisse os 622 BTTistas de praticar e fazer esta prova da Rota do Casqueiro, que começou “logo a rasgar” nos primeiros kms piso rijo de estradões de areeiro praticamente todo plano, atingindo-se velocidades médias de 40kms/h praticamente até à 1ª ZA (foi um tipo selecção de valores) pois como eu não sou atleta de competição fiquei-me num ritmo um pouco mais baixo fazendo parte no meio da tabela com tempos das 02:30h+/- pois o vencedor fez menos 1h que eu, como se sabe são atletas de competição e objectivos diferentes!!!

Foi o melhor que se pode querer do BTT

A partir da 1ª ZA para mim foi o melhor que se pode querer do BTT com um percurso cinco estrelas, com algumas travessias de valas com água (ribeiros) algumas subidas, single-tracks, pontes a dita “massa-consistente” e também algumas zonas de perigo,…que a mim nada aconteceu excepto algumas “desmontadé-las” devido por vezes em single-track porque o BTTista que está à nossa frente parar (por diversos motivos,…ou resvalou, não desmultiplicou a tempo a mudança ou não teve perna suficiente, etc. etc.)e assim muitas das vezes somos obrigados também a desmontar.

Percurso bem organizado bem sinalizado também bem desenhado e com o pessoal assistente sempre bastante agradável de Os Kotas Bike Team. Melhoramentos que eu tenha a assinalar são na lavagens de bikes havendo apenas 2mangueiras e os nossos “duches” serem um pouco frios (sem água quente) no entanto gostei e na próxima farei para participar novamente.

 

De salientar a cobertura fotográfica que este evento teve, digna de um “tour-france” efectuada pelo Miguel David colaborador de O Praticante, bem como por outros fotógrafos que retraram muito bem o evento.

Presidente de “Os Kotas – Bike Team”, António Casinhas

No Final, ouvimos o presidente de “Os Kotas – Bike Team”, António Casinhas que se mostrava radiante com esta nova edição, e nos declarou

Os Kotas agradecem a todos os participantes desta “ 7ª Maratona Rota do Casqueiro”; voluntários; patrocinadores, incluindo os Sócios que cumpriram o seu dever, para mais uma vez este grande evento tivesse sucesso, sem a ajuda não nos será possível realizar eventos com esta dimensão.
A nível do litoral alentejano, esta Maratona está num nível em que Os Kotas se orgulham muito e dedicam muito do tempo pessoal, para que os participantes e familiares sejam bem recebidos e disfrutem dos excelentes trilhos que as nossas lindas serras tem.
Os dias antecedentes, o (S. Pedro), a ameaçar com chuva e muito vento, que nos obrigou na véspera a executar 2 pontes que não estavam previstas, o dia do evento apresentou-se frio e ventoso, mas o calor humano, ultrapassou tudo e fez com o evento corresse dentro das nossas expectativas.

Troféu de BTT do Litoral Alentejano

Este ano a Maratona Rota do Casqueiro, teve uma novidade “O Troféu de BTT do Litoral Alentejano”, onde os Líderes Masculinos e Femininos, desta Maratona irão defender a Camisola já no próximo dia 13 de Março na 2ª Maratona Serras de Grândola e depois a 17 de Abril será a consagração dos vencedores na 1ª Maratona BTT de Sines.

Bruno Rosa foi o vencedor dos 80 kms com 3h 05m 39s, seguido do seu colega Pedro Trindade – 3:05;40 – BTT Loulé, e em 3º Ricardo Pereira G.D.Stª Cruz, em femininos a prestigiada Celina Carpinteiro – BTT Loulé venceu com 3:56;27, com Liliana Jesus – Clube BTT Seia – 4:00;36 a ocupar o lugar imediato, seguindo-se-lhe Teresa Fernandes – Nutrimania S. N. – 4:15;06.

Nos 40 kms David Marques – Nutrimania S. N. – com 1h 35m 16s foi o vencedor, 2º Filipe Coelho – Clube BTT Grândola – 1:35;40 e 3º Ricardo Mendes – Bike Clinic – 1:38;13, em femininos a vitória foi para Soraia Gil – GDCT Repsol – 2:13;56, com Eugénia Afonso – 100 Trilhos – 2:21;20 e Maria Jesus – Team Escala Visual – 2:34;21, respectivamente 2ª e 3ª.

O Praticante esteve representado nos 40 kms por 24º Luís Duarte – 2:10;36 e 27º Sérgio Mendes – 2:11;57, ambos Veteranos B

 

Líderes após a 1ª prova
80Km – Bruno Rosa
80km – Celina Carpinteiro
40km – David Marques
40km – Soraia Gil

Texto: António Carvalho
Fotos: Miguel David

Sobre o Autor

Artigos relacionados

1 Comentário

  1. Pingback: Rota do Casqueiro está de volta para a sua 8ª edição - Opraticante

Deixe uma Resposta