Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Rota da Castanha, percurso exigente, valentes trilhos

A Secção de BTT do InterCaimabike, chamou a si, com o apoio e parceria da Câmara Municipal de Vale de Cambra e da Junta de Freguesia de São Pedro de Castelões, integrado no programa da Feira da Castanha, em São Pedro de Castelões, a organização da sexta edição da Rota da Castanha.

Rota da Castanha

Com um número de participantes a rondar os 300 e com muitas atletas femininas à mistura, a concentração efetuou-se junto ao Pavilhão Municipal, e depois do controlo zero aos atletas, foi dada a partida simbólica pelas 9 horas, para mais uma aventura em BTT no Vale Mágico.

Após uma passagem pelo recinto da Feira da Castanha no centro de São Pedro de Castelões, os atletas direcionaram-se para a praia fluvial de Burgães e de seguida Aguincheira, onde foi dada a partida real, tendo inicio a prova em roda livre a partir daí.

Rota da Castanha

A rota da castanha na sua maioria, foi feita por caminhos em terra batida e rurais, percorrendo as aldeias; Casaldarão, Merlães, Irijó, Gatão, Viadal, Tabaço, Felgueira, Currais, Srª Saúde, Janardo, Cabril, Barbeito, Areias e retorno à meta no complexo desportivo de Vale de Cambra, com uma extensão de 39kms.

Percurso exigente, com algumas valentes subidas na primeira parte do percurso, e com alguns trilhos técnicos, também devido à chuva que se fez sentir nos dias anteriores, faltaram os fotógrafos nos melhores locais por onde os participantes passaram, mas perante a intempérie que se fez sentir, optaram por locais mais protegidos.

Rota da Castanha

 

XVII Passeio BTT de São Martinho

Na outra vertente deste evento, o XVII Passeio BTT de São Martinho, onde os atletas e as suas bicicletas foram transportados até um dos pontos mais altos do percurso, a aldeia da Felgueira (onde se encontrava o reforço dos atletas), e daí arrancaram com um percurso de 25kms, coincidente com a rota da castanha até à meta.

Já na meta e à medida que os atletas foram chegando, foi realizado um sorteio de brindes entre todos, premiando com rifa extra, quem trazia os papéis das barras e géis, ao invés de os deixarem nos trilhos.

Após as limpezas das sinalizações em todo o percurso, podemos concluir que esta acção foi um sucesso, pois apenas encontramos 2 embalagens vazias, nos 39kms do percurso.” declarações da organização após o seu términus.

 

Castanhas e prémios originais

Rota da CastanhaTendo os três primeiros atletas de cada escalão passado na meta e a empresa controlo de tempos (bttmanager), ter validado a sua prova, foi realizada a entrega dos prémios, com os vencedores a serem chamados aos pódios, entregando o respetivo troféu Inox Polivale, assim como alguns brindes, a premiar a sua classificação.

 

Depois do merecido banho, nos balneários das Piscinas Municipais, foi servido o almoço convívio na sede da Associação Inter Caima F. C., tendo como ementa; Rancho, febras, sobremesa, castanhas e jeropiga.

A todas as entidades oficiais, empresas patrocinadoras e que apoiaram esta sexta edição, bem como aos órgãos de comunicação que promoveram através dos seus meios o nosso evento, manifestamos o nosso profundo agradecimento sem vocês não teria sido concretizar este sonho, e promover o seu sucesso.

Evento 2019.

Página da organização.

Sitio oficial da organização.

Página da Feira da Castanha.

Texto: Nuno Almeida
Fotos: Cedidas pela InterCaimabike

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta