Rui Teixeira e Filipa Peres foram os mais velozes no 14º BTT DHI Freguesia de Armil / Fafe / Bike Smile

Rui Teixeira (RG-Centro Óptico de Fafe) e a Campeã Nacional Filipa Peres foram os vencedores do 14º BTT DHI Freguesia de Armil / Fafe / Bike Smile. Cerca de duzentos atletas, incluindo muitos espanhóis, marcaram presença na primeira prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION que assinalou o regresso de Armil às competições de Down Hill. Na presença de muito público, além de Rui Teixeira e Filipa Peres em elites e femininos venceram João Teixeira (cadetes), Fernando Mesquita (master 50), Marcos Valvuena (master 40), Ricardo Soares (master 30), Diogo Pinto (juniores), Bruno Almeida (promoção) e a formação Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe (equipas).

Promovido em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Grupo Cultural e Desportivo Restauradores da Granja, o 14º BTT DHI Freguesia de Armil / Fafe / Bike Smile foi disputado numa tarde de sol no Monte de São Salvador na mítica pista de down Hill, exigente técnica e fisicamente, que já acolheu diversas competições do Minho, nacionais e internacionais.

Rui Teixeira (RG / Centro Óptico de Fafe), vice-campeão do Minho em 2014, obteve o melhor registo absoluto na pista de Armil e venceu na categoria de elites, tendo José Vasconcelos (FAC / Famalicense Atlético Clube), com uma curta distância, sido o segundo classificado e o espanhol Alejandro Riveiro (Coruxo C.C.) o terceiro.
Filipa Peres (individual), Campeão Nacional de Down Hill, venceu a classificação feminina, terminando em segundo e terceiro lugares, respetivamente, as espanholas Carmen Martinez (Coruxo C.C.) e Ainhoa Fontan (Moto Bike P.C.).
Campeão Nacional de Down Hill em 2014 (cadetes), Diogo Pinto (RG – Centro Óptico de Fafe) esteve imparável a competir na categoria de juniores somando em Armil a primeira vitória no Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision. Luís Costa (RG – Centro Óptico de Fafe) foi segundo classificado e Carlos Martins (Desportivo Jorge Antunes) o terceiro.
Campeão do Minho em título, o vimaranense Ricardo Soares (Desportivo Jorge Antunes) foi o vencedor no escalão de master 30, terminando em segundo Manuel Bessa (Desportivo Jorge Antunes) e em terceiro o vice-campeão minhoto Jorge Afonseca (RG /Centro Óptico de Fafe).
Em master 40, o espanhol Marcos Valvuena (Bici O Com C.) venceu com uma escassa vantagem para Miguel Pintos (Traviesas C.C.) que foi segundo classificado, enquanto Antero Oliveira (Bicicleta Clube de Felgueiras) terminou no terceiro posto.
Fernando Mesquita (individual) foi o mais rápido dos atletas do escalão master 50 a descer a pista de Armil, complemento o pódio José Rodrigues (RG /Centro Óptico de Fafe) e o Campeão do Minho Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes).
Em cadetes, João Teixeira (RG /Centro Óptico de Fafe) foi o mais veloz e alcançou o primeiro lugar, deixando nas restantes posições João Pereira (Desportivo Jorge Antunes) e Miguel Anjo (Motogalos DH Team / Os Estrelas).
Na promoção ganhou Bruno Almeida, classificando-se em segundo Ivo Teixeira e em terceiro Diogo Leite.

Coletivamente a grande vencedora o 14º BTT DHI Freguesia de Armil / Fafe / Bike Smile foi a equipa Campeã do Minho em 2013 e 2014, a formação Restauradores da Granja – Centro Óptico de Fafe, seguindo-se o Desportivo Jorge Antunes e o Bicicleta Clube de Felgueiras.

A última vez que Armil tinha acolhido uma competição oficial de Down Hill foi em 2012 altura em que o espanhol António Ferreiro (Lanzala Bike C.) venceu de forma incontestável o 13º BTT DHI Cidade de Fafe, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT Down Hill – Cision.

A próxima prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION será o 3º BTT DHI de Atães a disputar no dia 29 de março numa renovada pista da freguesia de Guimarães.

Texto de: A.C.M.
Fotos de: www.facebook.com/AmadeuMendesPhotographer

Parceiros

Deixe uma resposta