Rui Vinhas entregou Bicicleta à Associação Salvador

Rui Vinhas, vencedor da 78ª Volta a Portugal Santander Totta, despediu-se esta sexta-feira, 11 novembro, da companheira de duas rodas que o ajudou a alcançar a fantástica vitória do mês de agosto, oferecendo-a à Associação Salvador.

Rui vinhas solidário

Após a Volta, o corredor da W52 / FC Porto, Rui Vinhas disponibilizou a bicicleta utilizada na prova à Associação Salvador para integrar o Leilão Solidário que, pelo segundo ano consecutivo, ajudou a angariar fundos para a associação.

bicicleta

Associação Salvador

A Associação Salvador é uma instituição que combate a exclusão social de pessoas com deficiência motora. Com as verbas angariadas no Leilão Solidário, da bicicleta de Rui Vinhas, vai adquirir mais equipamentos para os projetos que promovem a qualidade de vida e o emprego desses deficientes.

Os projetos desenvolvem-se em três áreas de actuação

Para promover a inclusão social das pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador desenvolve e implementa projetos concretos que respondem eficazmente às principais necessidades das pessoas com mobilidade reduzida e, mais concretamente, com deficiência motora.

Os projetos desenvolvem-se em três áreas de atuação: Conhecimento, Integração Social e Sensibilização.

Integração

Um dos objectivos da Associação Salvador é combater a exclusão social das pessoas com deficiência motora. Para promover a integração destas pessoas no meio social envolvente, a Associação Salvador desenvolve projectos nas seguintes áreas: promoção da qualidade de vida, emprego, eventos de convívio, sensibilização em escolas e desporto.

Acessibilidades

Estima-se que na Europa existem aproximadamente 50 milhões de pessoas com deficiência e 134 milhões de pessoas com mobilidade reduzida. De acordo com a European Network for Accessible Tourism (dados de 2007), as receitas potenciais estimadas do mercado de turismo acessível na Europa ascendem a cerca de 83 mil milhões de euros por ano. De facto, se juntarmos às pessoas com deficiência, pessoas idosas, grávidas, casais com crianças, torna-se claro que entre 30% a 40% de todos os europeus pode beneficiar em grande medida das melhorias de acessibilidade no turismo. Para além de constituir uma obrigação social, a criação de um País Acessível para Todos é um poderoso factor de competitividade económica, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e do nível de satisfação de todos os cidadãos, potenciais utilizadores ou clientes dos espaços, quer tenham ou não mobilidade reduzida.

Sensibilização

Os acidentes rodoviários estão na origem de muitos dos casos de deficiência motora adquirida. Portugal é um dos países com maiores indicies de sinistralidade. A Associação Salvador leva a cabo iniciativas que visam reduzir a sinistralidade rodoviária decorrente do consumo de álcool junto das camadas jovens, que apresentam maiores comportamentos de risco.

Investigação e Tecnologia

A Associação Salvador, consciente da importância da investigação para a melhoria da qualidade de vidas das pessoas com deficiência, estimula a investigação em diferentes campos de estudo nesta área.

Mais informação sobre a Associação Salvador aqui.

Parceiros