RUNCASTLE entre trilhos e estradões

RUNCASTLE, a prova que combina corrida por entre trilhos e estradões, com a superação de alguns obstáculos naturais e arquitectónicos, organizada pelo Atlético Clube de Montemor-o-Novo, foi levada a cabo no dia no dia 25 de Setembro de 2016, na sua 3ª edição, com a partida e chegada no Castelo de Montemor-o-Novo.

RUNCASTLE

RUNCASTLE valoriza o património paisagístico e histórico da região do Alentejo

A correr, a andar, a superar pessoalmente cada obstáculo, o divertimento, e a motivação para a prática de atividade física, em que o objetivo principal é chegar ao fim do percurso.

A organização da RUNCASTLE, concebeu dois tipos de percursos, com diferentes níveis de dificuldade e com duas distâncias distintas. Um percurso de 7 km, cuja participação se previa a correr ou a caminhar e destinado a todos os que queiram ter um contacto com a atividade de corrida ou caminhada num espaço ao ar livre e um percurso de 15 km destinado a praticantes com um nível médio/médio-alto na corrida, pessoas ativas e habituadas a correr.

Os percursos foram traçados em diferentes ambientes e terrenos, proporcionando múltiplas experiências aos participantes. Por entre parques e jardins urbanos, ruas com pedra de calçada ou estradas de alcatrão, estradões de terra batida e trilhos diversos e até a passagem por pistas de envolventes a campos de futebol, um constante ziguezaguear e serpentear pelas imediações da cidade de Montemor. A fim de diversificar o tipo de evento e de o tornar ainda mais apelativo, não faltaram os obstáculos, ainda que de fácil transposição. Não os mencionamos, nem  enumeramos os mesmos, a fim de manter a surpresa, em futuros eventos da mesma natureza.

RUNCASTLE

Estrutura organizacional competente

Uma estrutura organizacional competente para o desenvolvimento do evento, em que, ainda que sendo aspetos essências, não é demais referir que marcações e abastecimentos se encontravam em quantidade e qualidade suficientes para o efeito.

Num dia em que o nevoeiro não deu tréguas ao início da manhã, atletas e caminheiros partem à descoberta da cidade e seus arrabaldes. No regresso à povoação, a população fez jus à sua simpatia de bem receber e à passagem dos atletas e caminheiros aplaudia e incentivava, contribuindo desta forma para o ambiente de festa característico deste tipo de eventos. As marcações e os abastecimentos encontravam-se devidamente posicionados e em quantidade e qualidade suficientes. Sem dúvida uma prova a manter e que se prevê em franca evolução.

RUNCASTLE

As classificações da RUNCASTLE, ficaram ordenadas da seguinte forma:

15 km

Geral masculinos
Custódio António – Beja Atlético Clube – 58m28s foi o vencedor após uma final renhida com o seu adversário, tendo levado a melhor sobre Rodrigo Carrilho – Casa Sport Lisboa e Benfica Vendas Novas – 58:45, Bruno Gamito – G.D.R. São Francisco da Serra – 1:00:37, completou o pódio.

Geral femininos
Helena Miranda – RRIBAS – 1:08:04, foi a vencedora, seguida em 2º lugar de Rita Ribeiro – Individual – 1:17:46, e no ultimo lugar do pódio Susana Bernardo – Run Crew Trail Montijo.

Colectiva
1ª equipa Bombeiros Voluntários de Montemor O Novo – 33 pontos, 2ª ACM Montemor a Correr – 56 pts e 3ª GDR São Francisco da Serra – 78 pts

7 km

Geral masculinos
Outra final feita com raça, empenho e em esforço pelos dois primeiros para obterem a vitória com André Oliveira – Individual – 29:40, a ser o melhor e a relegar Nuno Rebocho – Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo – 30:00, para o 2º lugar, em 3º Rui Gomes – Vitória Futebol Clube Ermidense – 34:27,515.

Geral femininos
Venceu Patricia Pardal – Individual –  39:09, com Patricia Carrasqueira – Individual – 39:57 e Inês Sousa – Individual – 41:53, a ocuparem os lugares imediatos.

Colectiva
1ª equipa Bombeiros Voluntários de Montemor O Novo – 33 pontos, Vitória Futebol Clube Ermidense – 35 pts, ACM Montemor a Correr – 60 pts

O praticante contou com dois atletas a representarem a sua equipa OPraticante.pt, na distância de 15km, tendo alcançado, Isabel Barra, 4ª VetII / 176ª Geral – 1:44;28 e Alberto Botas , 18º Vet III – 94º geral – 1:25;58.

Mais informação sobre o evento aqui.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Isabel Barra
Fotos: João Neves

Parceiros