Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Salomon dá um passo em frente pela sustentabilidade

A sapatilha de corrida no final da sua vida pode ser reciclada numa bota de esqui e é fruto de 18 meses de investigação e desenvolvimento da Salomon.

Até 2030, a Salomon compromete-se a reduzir as suas emissões de carbono em 30%.

 

Programa Play Minded e sapatilha que se recicla numa bota de esqui

A Salomon, líder mundial em equipamento de trail running e de desportos de inverno, anuncia com satisfação os detalhes do seu novo programa Play Minded, que assinala o compromisso a longo e curto prazo da empresa para que as suas iniciativas sejam mais sustentáveis.

Como parte do programa, a marca anunciou um novo modelo de sapatilha de corrida que se pode reciclar numa de bota de esqui, resultado de mais de 18 meses de investigação e desenvolvimento.

Mais um passo da Salomon para a produção de produtos com economia 100% circular

Este modelo de sapatilha totalmente reciclável é o primeiro passo no compromisso da Salomon para garantir que em 2025, 100% dos novos produtos sejam projetados de acordo com um ou mais princípios de economia circular da empresa.

Este novo modelo foi desenvolvido no Annecy Design Center da Salomon nos Alpes franceses e proporciona uma solução única de sustentabilidade do calçado, aumentando o nível de vida dos materiais utilizados.

É totalmente feita de poliuretano termoplástico (TPU), que pode ser triturado no final da sua vida útil e depois combinado com materiais originais e utilizado para construir a carcaça de uma bota de esqui alpino.

Salomon

Quando a sapatilha de corrida alcança o final da sua vida, a Salomon pode limpá-la e triturá-la em pequenos pedaços.

Estes pedaços de TPU misturam-se com TPU novo e são colocados numa máquina de injeção para os transformar numa bota de esqui. A carcaça da bota de esqui resultante deste processo tem as mesmas características e desempenho das botas de esqui fabricadas da forma tradicional que já utiliza plástico reciclado.

Texto: Ana Águas
Fotos: Salomon

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta