Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Santa Luzia, um trail que apresenta Viana do Castelo

O mês de Abril é um mês pleno no atletismo nacional com várias meias mas maratonas e até uma maratona a ter lugar, mas em termos de competição de trail, o panorama não é diferente. Muitas são as provas de grande destaque que acontecem no país e uma delas apresenta aos atletas as belezas da princesa do Lima, Viana do Castelo, o Trail de Santa Luzia

VIII Trail de Santa Luzia

O VIII Trail de Santa Luzia acontecerá no dia 5 de Abril pelas 08:30 horas e será uma organização do C.A. Olímpico Vianense e irá percorrer os caminhos e trilhos do monte Stª Luzia.

 

Cinco distâncias a compor o evento

A compor a manhã desportiva que promete trazer muita animação a Viana do Castelo estão cinco distâncias, cinco provas onde cada uma tem os seus desafios. Assim acontecerá um:

Ultra Trail (aproximadamente 50km), com desnível positivo de 2.400 D+ e 4800 de acumulado que terá cinco abastecimentos intermédios e um no final (sólidos e líquidos).

Trail Longo (aproximadamente 30km), com desnível positivo de 1.600 D+ e 3200 de acumulado, terá quatro abastecimentos intermédios e um no final (sólidos e líquidos).

Trail Curto (aproximadamente 18km), com desnível positivo de 900 D+ e 1800 de acumulado, terá dois intermédios e um no final (sólidos e líquidos).

Minitrai (aproximadamente 14km), com desnível positivo de 700 D+, terá dois intermédios e um no final (sólidos e líquidos).

Caminhada (10Km), terá 2 intermédios e no final e 1 abastecimento (s sólidos e líquidos).

Monte de Santa Luzia, o palco central

Como o nome demonstra, o Trail de Santa Luzia irá ter como ponto de destaque o Monte de Santa Luzia que marca a geografia da cidade de Viana do Castelo. Assim as distintas provas a decorrer no dia do evento vão percorrer os trilhos da encosta do monte de Santa Luzia, Outeiro, Afife e Carreço.

A basílica, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, é uma obra de inícios do século XX e um importante local de culto. Próximo do templo-monumento situa-se a Citânia, classificada como monumento nacional e um dos mais importantes castros do Noroeste Peninsular.

Uma boa opção para subir ao Monte de Santa Luzia e desfrutar de toda a envolvência natural para os alguns é o elevador.

Este equipamento percorre em sete minutos os 650 metros que separam o cimo do monte do sopé da serra.

Será, é uma pena que no dia do evento, o elevador esteja avariado e assim os atletas tenham de subir e descer a escadaria!

Mas para si que é desportista, gosta de correr, caminhar ou andar de bicicleta, pode ainda percorrer toda a serra de Santa Luzia num dos percursos pedestres existentes, e conviver pacificamente com a natureza.

O evento irá percorrer outros locais de elevado interesse, um deles é os Arcos do Fincão.

Trail de Santa

 

Arcos do Fincão

Os Arcos do Fincão com mais de cinco séculos de existência são parte do património histórico da Areosa.

Durante muito tempo, estes arcos fizeram parte do complexo sistema de abastecimento da cidade de Viana do Castelo.

A água que era captada em diversas minas do monte de Santa Luzia, com destaque para as minas da Areosa, eram encaminhadas em canalizações de pedra até às Ursulinas, onde ainda hoje se localiza um dos principais depósitos de abastecimento de água da cidade.

Trail de Santa

Convento da Ordem dos Frades Menores

Este foi um dos três primeiros conventos da Ordem dos Frades Menores a ser erguido no país, datando do final do século XIV.

Sofreu várias ampliações no decorrer da sua existência, vindo eventualmente a tornar-se um oratório, quando os seus frades foram transferidos para o Convento de Santo António dos Capuchos (Viana do Castelo) (1625).

Contudo, acabou por ser abandonado, talvez por causa da sua localização de acesso difícil, tendo sido reedificado a partir de 1751.

Atualmente encontra-se em ruínas.

Este e outros locais a tua espera!

Trail de Santa

Vários Prémios em disputa

Sendo uma prova certificada pela ATRP, o Ultra Trail de Santa Luzia apresenta um conjunto de prémios de enorme valia nas suas diferentes distâncias. Assim todas as distâncias terão para além dos vencedores à geral masculino e feminino mais oito escalões individuais e ainda prémios colectivos.

Informações e Inscrições

Mais informações.

Inscrições.

Página da prova.

Página do evento.

Texto: Nuno Fernandes
Fotos: Clube de Atletismo Olímpico Vianense

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta