São Silvestre mais antiga está de volta para a 43ª

São Silvestre

Mantendo a tradição, a São Silvestre da Amadora realiza-se no último dia do ano, a 31 de dezembro.

43ª edição São Silvestre da Amadora

Para a 43ª edição, a organização da São Silvestre mais antiga de Portugal Continental aposta forte no desporto para todas as idades.

Além da habitual corrida de 10 km, surge a novidade: uma prova só para crianças.

As inscrições encontram-se disponíveis e poderão ser feitas no sítio oficial do evento.

Prova exclusivamente destinada aos mais jovens

Este ano, o evento organizado pela Câmara Municipal da Amadora e pelo Desportivo Operário do Rangel tem início pelas 16h30 com a corrida dirigida exclusivamente a crianças nascidas entre 2004 a 2012.

Os mais pequenos são desafiados a correr entre 300 a 1.000 metros, distâncias variáveis em função da idade.

A Praça São Silvestre será o ponto de partida e de chegada dos pequenos grandes atletas, com os percursos a passarem pela Estrada dos Salgados nos Benjamins A e B e nos Infantis.

Com o intuito de incentivar a prática desportiva entre os mais novos, a Corrida das Crianças é mais um atractivo da São Silvestre da Amadora que conta com o tradicional desfile de automóveis clássicos e motociclos, cerca de uma hora antes da partida, no percurso dos 10 km, trazendo para a rua os milhares de espectadores que acompanham o evento e aplaudem os participantes.

Pelas 17h50, está prevista a partida da elite feminina e pelas 18h00 a partida geral dos 10 km, na Estrada dos Salgados. Os atletas seguirão depois para o centro da cidade, passando pelo Parque Aventura e pela rotunda do vulcão. A mítica subida dos Comandos chegará pelo sexto quilómetro.

A consagração de todos os participantes será feita na Praça São Silvestre, junto ao metro da Amadora.

Para consultar o mapa do percurso, clique aqui.

Inscrições Abertas

As inscrições para a 43ª edição da São Silvestre da Amadora podem ser feitas individualmente ou por equipas no sítio oficial do evento.

Palmarés

Com certificação europeia 3 estrelas pela Associação Europeia, a São Silvestre da Amadora contou no ano passado com o regresso de Rosa Mota.

Rosa Mota

A antiga campeã olímpica da maratona, que tinha vencido a prova em 1989, voltou a correr pelas ruas da Amadora, completando os 10 km em 42’34” e terminando na 15ª posição no setor feminino.

Com 42 edições realizadas, a São Silvestre da Amadora contou com a participação de muitos campeões.

O primeiro vencedor foi Carlos Lopes, em 1975; destaque também para os êxitos de António Leitão, Aurora Cunha, Fernanda Ribeiro, Domingos Castro, Paulo Guerra, Jéssica Augusto, Dulce Félix, Sara Moreira e Rui Silva.

No ano passado, Rui Pinto e Catarina Ribeiro subiram ao lugar mais alto do pódio.

O palmarés completo do evento pode ser consultado no sítio oficial do evento.

Visualize aqui o artigo de 2016.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Foto: HMS Sports | Gustavo Figueiredo

Parceiros