Sara Moreira de Ouro e Jéssica Agusto de Bronze no Europeu

Sara Moreira depois de nos 10.000 metros não ter conseguido finalizar, mostrou-se em grande forma e obteve a medalha de ouro na meia maratona, após uma prova épica.

A meia maratona teve uma história parecida com a corrida dos 10.000 metros de pista, mas desta vez com um final diferente, um final feliz. A turca Haydar e a italiana Inglese fugiram cedo, tendo aos 5 kms Sara Moreira mais cinco segundos, que as suas adversárias, atrás de Sara iam mais duas lusas Dulce Félix e Jéssica Augusto com ambições de pódio.

Relembre-se que nos 10.000 metros de pista a turca Can fugiu muito cedo, tendo Dulce Félix (2ª classificada) lutado por a alcançar, não a tendo conseguido apanhar .

A fuga foi parada por Sara Moreira, que aumentou o seu ritmo, indo ao encontro das duas atletas da frente pouco depois dos 5 kms, aos 10 kms era sem duvida notável a diferença de ritmo das três primeiras para a quarta posição. Sara Moreira ia em primeiro, tendo 13 segundos de vantagem sobre Jéssica Augusto que se encontrava na quarta posição.

Aos 15 kms, Sara marcava cada vez mais a diferença, já muito tinha corrido e tentava aumentar a distância que ia tendo de Inglese, Haydar tinha já ficado para trás, sendo apanhada e ultrapassada por Jéssica Augusto que estava no momento em terceiro lugar, a 26 segundos da lusa que comandava a prova. Dulce Felix ia em 11º nesta altura.

Aos 20 kms Sara ia já isolada e com grande hipóteses de vencer. Jéssica Augusto ainda tentava alcançar Verónica Inglese para receber a prata, o que não foi possivel.

Um final lindo de se ver que puxou a lágrima a muitos portugueses. Sara Moreira corta a meta com a bandeira de Portugal na mão, vence e obtêm a medalha de ouro, com lágrimas de felicidade a correr-lhe rosto abaixo, quando Jéssica Augusto chega em terceiro, e se abraçam numa emoção de ambas terem colocado Portugal no pódio, fizeram as duas uma enorme festa de alegria e de emoção, abraçadas à bandeira de Portugal. A emoção alargou-se para os portugueses que assistiam ao evento no local, as viam pela Televisão e viveram este momento de orgulho nacional.

As portuguesas fizeram então os seguintes lugares: 1ª Sara Moreira 1h10m19, 3ª Jéssica Augusto 1h10m55s, 12ª Dulce Félix 1h12m39s, 46ª Marisa Barros 1h15m53s e 60ª Vanessa Fernandes 1h17m29s

portugal

História feita!

Para além das duas medalhas alcançadas, de Sara Moreira e de Jéssica Augusto vencerem em coletivo a primeira meia maratona num Europeu

Nos Masculinos não foi uma prova fácil para os portugueses sendo Rui Silva o melhor em 35º com 1h06m28s, a seguir foi José Moreira em 49º com 1h07m17s, Samuel Barata em 63 com 1h08m30s, Rui Pedro Silva em 76º com 1h10m04s e Pedro Ribeiro que desistiu.

Agora preparar para os Jogos Olimpicos no Rio de Janeiro com a promessa de grandes resultados do atletismo português

Parabéns a todos os representantes de Portugal neste Europeu

Parceiros

Deixe uma resposta