Objectivo Scratch cumprido com distinção por Rui Oliveira

Rui Oliveira

Rui Oliveira - foto de arquivo

Rui Oliveira cumpre com distinção objetivo em scratch

Rui Oliveira foi ontem o sexto classificado na prova de scratch do Campeonato da Europa de Pista para elite, disputada em Berlim, Alemanha, com vitória do francês Adrien Garel.

Rui Oliveira

Rui Oliveira com desempenho de elevado nível

O corredor português teve um desempenho de elevado nível, num pelotão de 24 corredores, recheado de grandes nomes, entre os quais o atual campeão do Mundo, Adrian Teklinski, e antigos detentores de títulos mundiais e europeus.

A vasta lista de figuras condicionou o desenvolvimento da prova, com os principais candidatos ficarem na expectativa, marcando-se.

Isso abriu caminho para que alguns concorrentes menos cotados se adiantassem e conquistassem uma volta de vantagem sobre o grupo principal.

Sabendo que tinham de fazer o mesmo para reentrar na discussão das medalhas, os favoritos movimentaram a prova na segunda metade, mas não tiveram capacidade para se destacarem.

Na indefinição emergiu Rui Oliveira, que, a solo, galgou terreno para dar a volta de avanço que lhe assegurou a entrada na luta pelo pódio.

Como a chegada de Rui Oliveira à frente aconteceu já numa fase final da corrida, o ciclista luso teve de resguardar-se do esforço e não respondeu os últimos ataques, que definiram as medalhas.

Scratch
Rui Oliveira

Objectivo top 8 no scratch

Ainda assim acabou na sexta posição, cumprindo a meta delineada à partida, colocar-se no top 8.

O francês Adrien Garel venceu, seguido pelo húngaro Krisztian Lovassy e pelo ucraniano Roman Gladysh.

O Rui esteve muito bem, tendo até em conta que o tempo de preparação não foi o ideal por causa da lesão contraída na Volta a França do Futuro.
Assumiu a corrida numa fase em que a fadiga se notou nos adversários e ele teve a capacidade de avançar sozinho para ganhar uma volta, o que não é um processo fácil.
Estou muito satisfeito com o Rui”, resume o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Portugal estará representado por dois corredores na jornada de hoje sexta-feira.

João Matias compete na disciplina olímpica de omnium, mas terá de passar a fase de qualificação, marcada para as 10h00, para poder entrar no concurso que agrega as disciplinas de scratch, tempo race, eliminação e corrida por pontos.

Rui Oliveira representará Portugal na disciplina de eliminação, na qual é campeão europeu de sub-23.

A corrida está marcada para as 17h50.

As provas desta sexta-feira podem ser vistas em direto no Eurosport 2, entre as 15h30 e as 19h55.

Mais informação sobre o evento.

Mais informação.

 

Parceiros