Sem Limites Trail, paixão pela natureza, pelo trail
Sem Limites Trail, é uma organização da Associação Fridão Sem Limites, com o apoio da Câmara de Amarante, das juntas de freguesia de Fridão, Rebordelo, Vila Chã, e pela união de freguesias de Olo e Canadelo, e o apoio de OPraticante.pt como média do evento, a realizar em 20 de outubro 2019, contando com três distancias, 28 km ( Taça de Portugal de Trail ), 16 km e uma caminhada de 10 km.
Sem Limites Trail é o sonho
O Sem Limites Trail é o sonho a concretizar de um grupo de atletas apaixonados pelos trilhos de Amarante, pela Natureza e pelas suas gentes.
A Associação Fridão Sem Limites é uma pequena associação da freguesia de Fridão, concelho de Amarante, com cinco anos de existência e que tem como vertentes desportivas as modalidades de Trail e de BTT
Será a primeira edição de um evento, que pretende dar a conhecer uma região, a sua deslumbrante beleza paisagística, a cultural e património da Serra da Meia Via, mais propriamente do Vale do Rio Olo com suas aldeias, e as suas gentes.
A Serra da Meia Via é um contraforte da grande Serra do Marão, com altitude de 241 metros, que se situa entre os cursos de convergentes do Rio Olo e do rio Tâmega, e abarca os territórios das freguesias de Canadelo , Olo Rebordelo e Fridão.
O Rio Olo local de passagem da prova, nasce em lamas de Olo, distrito de Vila Real e desagua a jusante da Ponte do Borralheiro, na margem esquerda do Rio Tâmega
Durante este percurso banha território das freguesias de Rebordelo, e Fridão na margem direita e território das freguesias de Canadelo/Olo e Vila Chã do Marão na margem esquerda, todas pertencentes ao concelho de Amarante.
Uma grande imponência e beleza ímpar
Ao longos dos vários percursos, os atletas irão percorrer vários locais do vale do Rio Olo, passando por cinco aldeias (Fridão, Rebordelo, Canadelo, Olo e Vila Chã) que ladeiam o Rio, desta forma os participantes ficarão a conhecer aldeias pitorescas e locais outrora de grande relevância para estas gentes, assim como zonas de uma grande imponência e beleza ímpar.
De destacar no percurso a passagem pelas Minas Vieros, Moinhos e poldras do Rato e Moinho das Laranjeiras, Ponte da Guine, ponte metálica de Canadelo, Alto das Cristas , assim como o Canal e Central Hidroelétrica e sua Barragem, sonhada em 1912 pelo então Presidente da Comissão Executiva Municipal Republicana, Dr. António do Lago Cerqueira e que veio a fazer de Amarante, uma das primeiras localidades iluminadas por energia elétrica em 1918.
Este evento desportivo irá marcar os atletas pela beleza dos seus trilhos e qualidade dos mesmos.
Grande parte do percurso será efetuada em trilhos maioritariamente técnicos (singletracks) mistos em diversidades de terrenos ( margens de rio, zona de carvalhos, zona de mimosas, antigos caminhos de lavradores, caminhos de acesso a antigas minas, um antigo canal de pedra etc), com uma grande diversidade de elevações.
Conheça mais desta Associação e do seu trabalho.
Foto de capa da autoria de Matias Novo
Página do evento.
Página do evento em OPraticante.pt.
Página da organização sem limites trail.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Associação Fridão Sem Limites
Fotos: António Alves / Luís Matos / Matias Novo / Ricardo Aires