SEVER DO VOUGA, PREPARADOS PARA O QUE AÍ VEM ?
Decorre nos dias 10, 11 e 12 de janeiro, de 2025, será a 6ª edição do Vouga Trail, trazendo novamente vida aos trilhos de Sever do Vouga..
Um evento organizado pela Associação AZtrail, em parceria com o Município de Sever do Vouga, com o apoio média de OPraticante.pt.
Aqui fica o relato de Nuno Fernandes que em representação do nosso site de desporto OPraticante.pt marcou presença na aventura da edição deste ano.
Leia também
TRAIL RUNNING INVADE SEVER DO VOUGA
Sever do Vouga, uma experiência ainda mais inesquecível
A aventura do Vouga Trail 2024 prometia oferecer aos amantes de corrida uma prova de uma capacidade física ainda mais desafiante e realmente o objetivo foi plenamente alcançado.
A resiliência dos atletas foi posta à prova nos trilhos, que são delineados cuidadosamente para que quem corre neles fique sem fôlego, não só pela exigência dos mesmos.
Mas especialmente, pelas belas paisagens e trilhos históricos de Sever do Vouga.
Nesta edição, a organização optou por fazer algumas modificações e melhorias aos traçados, resultando em percursos com mais qualidade e dificuldade.
Proporcionou uma experiência ainda mais inesquecível para todos os atletas e público que vem até Sever do Vouga assistir a este magnífico evento.
Outra novidade da 5ª edição do Vouga Trail foi o ponto de partida e linha da meta de todos os percursos a ser no Pavilhão Gimnodesportivo de Sever do Vouga.
Exceto a nova distância competitiva que a 5ª edição apresentou, os 12km (430D+) Mini Trail, prova ideal para todos aqueles que se iniciam no mundo do trail running ou que pretendem transitar gradualmente da caminhada para a corrida.
“os atletas sabem o que Sever de Vouga tem para oferecer”
A anteceder mais um espetacular evento Humberto Silva, Diretor Técnico da Associação AZtrail referiu o seguinte:
“O Vouga Trail está cada vez mais consolidado junto dos atletas nacionais, eles sabem o que a organização AZtrail é capaz.
Mas principalmente sabem o que Sever de Vouga tem para oferecer, por isso.
Acreditamos que vamos ter casa cheia este ano, e vão ser batidos novos recordes, seja nos tempos, seja nos níveis de felicidade!“
Quem teve oportunidade de participar no Vouga trail, concerteza apercebeu-se que, Sever do Vouga tem todo um conjunto de paisagens e locais históricos que tornam toda esta experiência única para os aficionados da corrida na montanha.
A emblemática Ponte Poço de Santiago, as Minas do Braçal, a Cascata da Cabreia estava magnífica, os Passadiços do Gresso ou a Cascata do Gresso são alguns dos exlibris do Concelho.
Assim como Amiais (aldeia histórica de Portugal, cujo ponto referência é a “eira dos Espigueiros”), a Albufeira de Ribeiradio, a Barragem de Ribeiradio, o Miradouro do Monte Castelo, Miradouro do Pedreiro em talhadas, o Marco Geodésico do Monte do Castelo e as águas cristalinas do Rio Vouga.
Por todas estas razões e mais algumas o Vouga Trail é hoje em dia um evento de eleição.
Alguns dos melhores atletas nacionais e internacionais não dispensam a presença nesta prova emblemática.
Um trail que é um hino ao Trail, e que uma vez mais proporcionou uma experiência desportiva única para atletas e visitantes, amantes da natureza num ambiente edilico.
Importa referir que todas estas provas mencionadas estavam sujeitas a um limite máximo de participantes, para minimizar o impacto ambiental e para que os trilhos pudessem ser desfrutados da melhor forma.
Vouga Trail 20 km de tamanha beleza, quer do percurso, quer pelas paisagens
Nesta minha primeira presença por terras de Sever do Vouga, participei no Trail curto de 20km.
Fiquei surpreendido com tamanha beleza, quer do percurso, quer pelas paisagens em redor que são deslumbrantes.
A manhã estava gelada com a temperatura a rondar os 0 graus, no entanto depois dos primeiros dois quilómetros quase sempre em subida, já dava para começar a arrumar o excesso de roupa na mochila.
O percurso estava todo ele muito bem marcado, correr grande parte do tempo junto ao rio foi espetacular.
Esta prova é na sua maioria efetuada em trilhos, o que a torna numa das melhores a nível nacional, atraindo cada vez mais atletas de outras nacionalidades para Sever do Vouga.
Cascata da cabreia, ninguém fica indiferente à sua beleza
A passagem pela cascata da Cabreia é um dos momentos que mais aguardados no percurso e ninguém fica indiferente à beleza que nos oferece, para quem não conhece vale bem a pena uma visita.
Como na semana anterior à prova choveu bastante, já era de esperar que iríamos encontrar muita lama.
Realmente foi complicado tentar correr em certos locais, em especial nas últimas descidas do percurso a seguir ao último abastecimento.
Com os pés cheios de água e areia lá fomos descendo até à meta no pavilhão municipal de Sever do vouga, onde fomos muito bem recebidos pelos speakers de serviço Hugo Água e Joca.
A t-shirt que recebemos do Vouga Trail como recordação foi muito bem idealizada, com a imagem da Ponte Poço de Santiago.
Quando olhamos para trás e vemos os trilhos incríveis que percorremos, transborda um “OBRIGADO” para cada detalhe.
Aos que tornaram o Vouga Trail possível e único, o nosso sincero “OBRIGADO“.
Vouga Trail – Um desafio pintado de verde
Como proposta de melhoria acho que se deveria evitar que os percursos do Mini Trail, Trail Curto e Caminhada fossem coincidentes em certas zonas para não existirem engarrafamentos.
Quero agradecer a toda a organização e voluntários pela forma como fomos recebidos e esperamos estar presentes em 2025 para nova aventura.