Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Sparta – A ‘MECA’ do Mundial Spartan Race Trifecta

Foi em Sparta, Grécia, que no passado fim de semana se realizou o segundo Campeonato Mundial SpartanRace Trifecta, denominação para o conjunto das três provas standard – Sprint, Super e Beast. Todos os atletas estavam obrigados a terminar a Trifecta neste fim de semana, sendo proclamado campeão mundial o atleta com o melhor somatório dos tempos dos três eventos.

Mais que uma competição: Uma verdadeira celebração do desporto

A organização da Spartan Race já demonstrou em anos anteriores que sabe montar um verdadeiro evento desportivo, e este ano não desiludiu.

sparta

No dia que antecedeu o início da competição, os atletas reuniram-se na praça central de Sparta para uma cerimónia emotiva, que contou com uma parada das nações, o reconhecimento em palco dos melhores atletas do ano, vários desafios para os representantes de cada país, e terminou com uma fantástica homenagem (traduzida em burpees) em frente à estátua de Leonidas. Sparta soube como criar o cenário de festa que a grandeza da prova merecia.

sparta

Portugal no Top10 Mundial!

Estavam apurados para este campeonato os atletas que tivessem completado a Trifecta durante o presente ano, e até Sparta chegou uma composta comitiva portuguesa, constituída por vários atletas da categoria open (a prova mais lúdica), um bom número da categoria age group (a competir apenas dentro de grupos de idade), e 2 atletas da categoria elite – Samuel e Filipa Castela. Ao todo, cerca de 20 atletas dispostos a ultrapassar qualquer obstáculo durante um duro fim de semana em solo mítico.

sparta

Samuel, para além de ter sido nomeado representante de Portugal na parada das nações, superou todas as expectativas ao terminar o Campeonato Mundial Trifecta classificado na 7ª posição, igualando o feito do ano anterior. Teve uma progressão fantástica ao longo das três provas do fim de semana e conseguiu dominar face a grandes referências mundiais da modalidade.

Filipa, também a competir na categoria elite, assegurou o 27º lugar neste mundial trifecta.

sparta

Campeonato Mundial Spartan Race Trifecta em Sparta

A Trifecta iniciou na manhã de sábado com a Super (16k), seguida da Sprint (7,5k) na tarde do mesmo dia, e culminando com a prova raínha Beast (26k) no domingo.

Longos trajetos de corrida em rio, uma enorme variedade de cargas, muita pedra, e alterações inesperadas de obstáculos e de percursos de prova para prova foram algumas das características que definiram este TWC; um evento de endurance ímpar, com uma mística inesquecível, e que não está ao alcance de muitos atletas.

Texto: Filipa Castela
Fotos: Cedidas pela Filipa Castela

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta